Categoria: Alma de Condor

• Prudhoe Bay/Deadhorse – No topo das Américas

em

Acordei um pouco nervoso para o dia mais importante, desde que tudo isso começou. Era bem cedo ainda daquele sábado quando reuni as coisas sobre a moto e parti. Mas rodei só poucos metros, até o posto de gasolina quase em frente ao Ranch Motel.

• Fairbanks

em

O dia amanheceu carregado de nuvens. Não havia breakfast no motelzinho. No quarto ao lado, o meu colega harleyro já tinha saído para Anchorage, a cidade mais populosa do Alaska, ao sul do território. Metódico, ele tinha um paninho pra polir cada pedacinho de sua Harley,

• Tok

em

Ai, que dor de cabeça! Foi assim que acordei em Watson Lake. Acho que tinha viajado um pouco demais na cerveja. Quando cheguei na cidade, no final da tarde do dia anterior, outras duas motos estavam chegando também, e os caras ficaram hospedados no andar de baixo do mesmo hotelzinho.

• Watson Lake

em

Cedo, pela manhã, abri as cortinas e vi que o tempo estava bom. Tinha parado a chuva. Olhei a V-Strom no estacionamento em frente à recepção. Estava ali tranquilinha, me esperando. É, vamos lá V-Strom, vamos para mais uma jornada.

• Fort St. John

em

O dia de hoje trazia uma novidade, que era o rumo norte, depois de tantos dias rodando a oeste. Sinal que eu começava a atingir um ponto crucial na viagem. Saí não muito cedo, após o café da manhã no hotel, que não dava pra recusar.

• Banff

em

Dessa vez eu tinha comprado um relógio de pulso, contrariando totalmente o que o Wyatt, personagem do Peter Fonda em Easy Rider, faz logo no início da jornada deles para o leste dos EUA, de Los Angeles a New Orleans. É legal essa cena.

• Moose Jaw

em

O motociclismo é uma atividade que tem nas viagens de longa distância um de seus pontos de maior significado. Existem outros: técnica de pilotagem, consciência dos limites, espírito de liberdade, índole gregária, rebeldia contra valores antigos e sonolentos, etc…

• Winnipeg

em

Acordei cedo, imagina se não. Não havia café da manhã no hotel, o que não chegava a ser uma coisa ruim. Composto novamente para a estrada, encontrei o Steve já junto à sua Super Ténéré, malas prontas, de partida. Nós nos despedimos, eu dei a ele uns adesivos de bandeirinhas do Brasil,

• Ignace

em

A jornada deste segundo dia de estradas canadenses era de 927 km. Levantei cedo. No café do hotel, aquelas máquinas que deixam a gente constrangido de mexer. Você quer apenas umas salsichas quentes, mas deve abrir um compartimento na parte de cima de uma maquineta,

• Sault Ste. Marie

em

Assim cheguei em Sault Ste. Marie, que se pronuncia “Su San Merry”, uma cidade canadense bem próxima da fronteira com os Estados Unidos, com 75.000 habitantes, uma calma, uma ordem absoluta. Cheguei até cedo, umas oito da noite (ou dia) local. Tudo fechado, mas ainda com luz do sol.

• A relargada

em

Foi emocionante reencontrar a família em Toronto. Em 2012, acompanhei minha sobrinha Sofia, então recém-nascida, necessitando de uma importante cirurgia cardíaca. Era alarmante ver a dificuldade com que respirava. Não ganhava peso. Era grave a situação.

• Planejamento e preparação

em

De todo modo, após a virada de ano, era hora de recomeçar a planejar concretamente e tomar providências, ou então desistir. Será? Já estava cansado da viagem, isto porque ela não saiu de mim esses meses todos, ficava rodando na minha cabeça involuntariamente,

• Um pouco antes

em

Os meses que antecederam essa nova estada em Toronto, entre agosto de 2012 e junho de 2013, foram em boa parte de júbilo pela meta alcançada na etapa anterior. De Sorocaba a Toronto, sozinho de moto, por doze países e mais de 18.000 km,

• Rumo ao Alaska

em

Rumo ao Alaska: sim, a aventura continuou. Era junho, sexta-feira, e minha viagem de volta a Toronto, por avião, se iniciaria no dia seguinte, logo à 1h25min da madrugada do sábado. Dureza! Esse vôo foi escolhido por ser bem mais barato, mas além do horário ingrato,

• De Sorocaba a Toronto: uma lição de humanidade

em

“Você sabe o que significa sair do Brasil de motocicleta e chegar aos Estados Unidos? É uma lição de humanidade. As diferenças são tão absurdas que nenhum curso, mestrado ou doutorado poderá ilustrar um milésimo do que você aprende seguindo a Rodovia Panamericana.

• Alma de Condor – Epílogo

em

Puxa, apenas 10 horas de avião me trouxeram de volta à minha realidade, ao meu cotidiano em SP, Brasil, e agora os 37 dias de viagem, 34 dias de estradas, tornaram-se coisa do passado. Nem parece que foi real. Ainda bem que tirei muitas fotos! Às vezes parece um sonho,

• Notícias de Toronto – fim da 1ª etapa

em

Olá amigos! Cheguei a Toronto!!! Na verdade foi no domingo último. A viagem foi se precipitando no final, parecia que tudo ia me empurrando, foi muito rápido e eu não tinha tempo livre. Fazia mil km por dia e quando escurecia eu parava pra dormir em beira de estrada,

• Notícias do Tennessee

em

OK, pessoal, sem muitas noticias, só pra dizer que estou no Tennessee, White House, esperando o dia de amanhã pra fazer mais 1000 quilômetros em direção ao norte. Viagem bem tranquila depois de New Orleans, mas sem computador pra contar tudo direitinho.

• Notícias dos EUA

em

Hi friends, I’m in the United States. I can’t belive!!! Foi bem difícil chegar, mas depois rodei bem por ótimas estradas. Depois de Palenque tive dois dias de desorientação no México. Acho que foram as circunstâncias mais o cansaço. Tinha que seguir para Villahermoza pela 199 ou 186,

• Palenque, México

em

Oi família, que bom receber noticias daí. Fiquei bem aliviado também de ter conseguido falar ontem por telefone. E hoje mais feliz ainda com as boas noticias. Bem, a viagem de ontem teve um pouco menos de 700 km em estradas difíceis que não renderam.

• Notícias do México

em

Olá amigos!! Escrevo de Palenque, México. Estou no território de Chiapas, de tradição zapatista. Olha íì, Adilson! Mas hoje não pega mais nada, não tem havido conflitos. Segundo me disse um guia, houve coisas positivas decorrentes dos conflitos aqui,

• Guatemala

em

Que bom que você está bem de novo. Eu gosto que a Elisa assista o TimTim, pois a historinha tem exatamente o clima desta viagem. Aventura, atenção, conhecimento… É isso aí. Bem, cheguei há meia hora em Antígua,

• Notícias da Guatemala

em

Salve Senhores! Escrevo de Guatemala, Capital da Guatemala. Depois de um merecido, mas breve descanso em Jaco, na Costa Rica (recomendo!), puxei 803 km até Tegucigalpa, Honduras. Ou seja, nesse dia, antes de ontem, cruzei metade do território costa-riquenho,

• Ainda na Costa Rica

em

Pessoal, acabei ficando aqui mesmo em Jacó. Hoje acordei bem cedo, fui caminhar na praia (imagina!), e depois tomar desayuno. Encontrei no caminho uma loja de motos que tinha MOTUL à vontade (óleo do motor), de todos os tipos.

• Jacó, Costa Rica

em

Finalmente um lugar sem stress. Trata-se da Costa Rica, um país sobre o qual não sei quase nada, pois não tive tempo de pesquisar. Ainda nem sei a moeda daqui qual é. Estou usando o dólar. E o idioma oficial da praia é o inglês!!! Passei até tranquilo a fronteira,

• Panamá City

em

Olá! Hoje escrevo da cidade do Panamá! Primeira vez minha na América Central. Olha, foi bem difícil o dia de ontem e o de hoje. Como te disse, ontem só já à tardinha terminei os tramites com a moto. Ainda tentei comprar o anel da filha e voltei na loja, mas não achei o que…

• Notícias de Panamá City

em

E aí, pessoal!! Espero que tudo bem com vocês. Com certeza vao curtir mais o sabado que eu. Pauleira trazer a moto pra cá. Ontem foi o dia inteiro entre localizar a empresa (AirCargoPack), nem tem placa na frente, acertar o negócio, pesar a moto, fazer os papéis, ir à aduana,

• Atribulações de um viajante

em

Olá pessoal! Olha, que dia difícil hoje. Ainda bem que estava mais descansado. Chegar até o aeroporto já foi difícil. Não há muitas placas e o transito é um inferno. Encontrar a empresa de transporte Air CargoPack foi mais difícil ainda.

• Bogotá (complemento)

em

Puxa, consegui chegar em Bogotá, a última cidade na América do Sul nessa rota. São já 9.700 km e hoje o 17º dia da viagem. A moto está bem, e eu também, embora acho que tenha emagrecido. Nem lembro muito de comer.

• Notícias de Bogotá (Colômbia)

em

Olá caríssimos! Cheguei a Bogotá, finalmente. A Colômbia até aqui não me pareceu nada assim muito diferente nem complicado. O país é até bem parecido com o Brasil, o povo principalmente. Aqui também se empolgam muito com a viagem e a moto.