Categoria: A caminho do Sul

  • Vídeo da viagem pelo sul do Brasil e Uruguai

    Vídeo com imagens da viagem de moto que eu fiz pelo sul do Brasil e Uruguai durante 13 dias, quando percorri sozinho pouco mais de 7.300 km e conheci alguns dos marcos dos motociclistas nacionais, como a Estrada Rio Santos, Serra do Rio do Rastro, Rastro da Serpente, Dona Francisca, Estrada da Graciosa, Montevidéu e…

  • 13º dia – Itapetininga – Belo Horizonte

    Hoje foi o dia voltar para casa e encerrar mais uma viagem com minha moto. Por volta das 7h30min estava na estrada, inicialmente sem chuva. A estrada a partir de Itapetininga é duplicada e muito boa. Logo depois está em obras para duplicação e a pista simples sem pontos de ultrapassagens e muitos caminhões determinou…

  • 12º dia – Itapema – Itapetininga

    Segui pela BR-101 até próximo a Curitiba, quando peguei a BR-476 em direção a Apiaí, com a intenção de percorrer a Estrada para o Rastro da Serpente. No início, passando por Colombo, ainda na Região Metropolitana de Curitiba, são muitos quebra-molas e sinais sem nenhuma sincronia. Depois inicia uma boa estrada, chamada oficialmente de Estrada…

  • 11º dia – Pelotas – Itapema

    Hoje foi o dia de percorrer estradas com chuva, muita chuva, mas muita chuva mesmo. Choveu tanto que minha roupa de chuva desistiu, minhas luvas desistiram, minha moto quase desistiu, mas eu continuei minha viagem. E choveu tudo quanto é tipo de chuva, fina, grossa, de pedra, de cima, de frente, de lado, de baixo…

  • 10º dia – Colônia del Sacramento – Pelotas

    Hoje o dia foi bastante puxado. Foram 784 km por estradas excelente, boas e ruins. Coloquei no GPS como destino Belo Horizonte pelo caminho mais rápido. Ele traçou uma rota que atravessava o Uruguai pelo meio, conforme mapa. Pensei, pensei e resolvi seguir o que ele recomendava. A primeira impressão não era boa, a saída…

  • 9º dia – Chuí – Colônia del Sacramento

    Depois tomar o café da manhã, arrumei a bagagem na moto e segui viagem. Antes passei na avenida principal da cidade para trocar os Reais que tinha por Pesos. Foi fácil achar uma casa de câmbio. Como não havia em Chuí caixa eletrônico do banco que sou cliente, eu tinha apenas R$ 200 no bolso,…

  • 8º dia – Tramandaí – Chuí

    Uma observação sobre o hotel que dormi essa noite: o café da manhã foi excelente, mas escutei muito barulho à noite e madrugada, conversas, móveis sendo arrastados, crianças chorando e fez um calor infernal. De madrugada o ventilador de teto pifou, eu não aguentei e fui à recepção reclamar. Me emprestaram um desses ventiladores pequenos,…

  • 7º dia – Urubici – Tramandaí

    Choveu e relampejou a noite inteira, mas quando a amanheceu o céu estava limpo, o sol apareceu e dissipou as dúvidas que eu tinha se conseguiria ou não visitar o Morro da Igreja. Arrumei a bagagem na moto, despedi-me do casal dono na Pousada e fui para a sede do Parque pegar a autorização para…

  • 6º dia – Itapema – Urubici

    Hoje eu percorri com minha moto a estrada mais icônica do Brasil, a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. E nas condições mais ideais que se possa imaginar, para uma viagem de moto, temperatura agradável, sol entre núvens e, segundo me informaram, depois de uma semana em que ela esteve fechada pela neblina.…

  • 5º dia – Curitiba – Itapema

    Prosseguindo com o relato da minha viagem de moto pelo Sul do Brasil, estou em Santa Catarina agora. O tempo ajudou e não peguei chuva em nenhum momento durante o dia. Em alguns trechos de serra a temperatura estava muito agradável, mas na medida em que me aproximava do litoral esquentava bem. Saí de Curitiba…

  • 4º dia – São Sebastião – Curitiba

    O dia foi intenso, mas muito proveitoso. Saí de São Sebastião não muito cedo, o tempo estava fechado e garoava em alguns trechos da estrada. Depois melhorou e só voltou a cair uma chuva fina quando estava na Régis, próximo a Curitiba. Percorri a Rio Santos em toda a sua extensão, degustei a estrada, mas…

  • 3º dia – Taubaté – São Sebastião

    O Gugu passou no hotel com sua Honda Varadero, depois fomos para um posto abastecer as motos e seguimos para Ubatuba, onde pegamos sua lancha e fizemos um passeio pela região. Pegamos a mesma estrada que eu havia percorrido ontem e que atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar do Estado de São Paulo.

  • 2º dia – Angra dos Reis – Taubaté

    No segundo dia eu rodei pouco, foram 276 km apenas. E confirmei que a Rodovia Rio Santos faz jus à fama, é realmente muito bonita mesmo, principalmente para uma viagem de moto. Saí de Angra cedo, peguei a estrada, que no princípio estava com irregularidades no asfalto, mas não vi nenhum buraco. No início ela…

  • 1º dia – Belo Horizonte – Angra dos Reis

    No primeiro dia, saí de Belo Horizonte e vim em direção ao Rio de Janeiro. Passei, aproveitei o trânsito de domingo cedo e passeei um pouco pelo centro da Cidade maravilhosa, que parece estar sofrendo alterações no trânsito por causa de muitas obras, haviam muitos fiscais e sinalização, imagino como vai ficar amanhã, dia útil.…

  • Viagem de moto pelo Sul do Brasil e Uruguai

    Viagem de moto pelo Sul do Brasil e Uruguai

    Estou iniciando mais uma viagem de moto, dessa vez para o Sul do Brasil. Diferente das outras viagens de moto que fiz, nessa eu não tenho um roteiro definido. Vou definindo o destino do dia seguinte na medida em que chego aos lugares.