Argentina

De São Paulo a Ushuaia em 20 dias

Após anos idealizando, eu e meu colega de trabalho e companheiro de estrada, Daniel, finalmente realizamos nossa viagem de moto até a cidade de Ushuaia na Argentina, extremo sul da América do Sul. Viagem que para muitos é o doutorado no mundo motociclístico.

Do extremo oriental ao austral da América do Sul

Viagem de moto Ushuaia

No dia 4 de fevereiro passado, dois motociclistas paraibanos iniciaram uma viagem de moto de João Pessoa, a cidade mais oriental da América do Sul, até Ushuaia, no extremo austral do continente. Eles levaram 40 dias para percorrer mais de 17 mil quilômetros de estradas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai com suas motos.

Expedição Rota das Missões - Argentina

Ruinas San Ignacio
Ruínas de San Ignácio

A ideia de fazermos uma viagem de moto até as Missões Jesuíticas da Argentina surgiu no fim de abril de 2015, durante uma conversa com o amigo Renato Cheloni. Inicialmente pensamos em fazer a viagem até Foz do Iguaçu no Paraná, mas lembrei que no ano anterior tínhamos passado na porta de San Ignacio e devido ao adiantado da hora em razão das reformas da RN 16, acabamos seguindo direto sem entrar na cidade.

Ushuaia, a viagem que durou quase três meses

Viagem de moto até Ushuaia

Na companhia de dois grandes amigos, integrantes do Moto Grupo Urubus do Erval de Caarapó, sul do Mato Grosso do Sul, partimos com destino a Ushuaia, Província da Terra do Fogo na Argentina.

Rumo à Patagônia

Patagonia 12

Durante 25 dias, o motociclista baiano Jorge Padovani percorreu com sua moto mais de 10 mil km de estradas do Brasil e Argentina para conhecer algumas das principais atrações da Patagônia Argentina.

Expedição Fim do Mundo 2015

SAM 2114

Três motociclistas, sendo dois de Rondônia e um do Mato Grosso, realizaram entre os dias 26 de dezembro e 4 de fevereiro passado uma viagem de moto até Ushuaia no sul da Argentina, passando pelo Deserto do Atacama, atravessando a Cordilheira dos Andes, a Patagônia e outros lugares interessantes. 

Baiano faz viagem até Ushuaia com uma Yamaha Fazer 150

002

Enquanto alguns estavam se preparando para passar o Ano Novo na praia com a família ou com amigos, no dia 31 de dezembro de 2014, o motociclista Albenilzo Nevez, natural de Salvador, se preparava para fazer a viagem que ele mesmo caracteriza como "a mais desafiadora da sua vida". Sua única companhia foi a Yamaha Fazer 150, comprada três dias antes para aventurar-se na viagem de Salvador a Ushuaia, na Argentina.

Moto Expedição Patagônia

001

Os motociclistas cariocas Filipe e Pedro, fizeram uma viagem de moto de 14.589 km do Rio de Janeiro até Ushuaia na Tierra del Fuego, passando pela Patagônia argentina e chilena. A viagem, que durou 31 dias, foi realizada com duas motocicletas Harley-Davidson modelos Fat Boy e FX.

De Biz na Patagônia

 IMG 2666

Levando a sério a máxima de que qualquer moto vai a qualquer lugar, o motociclista gaúcho Gedson Frasson fez uma viagem de mais de 10.400 km de Barão de Cotegipe-RS até Ushuaia no extremo sul do Continente Americano pilotando uma Honda Biz 125 EX. Foi a quarta vez que ele foi até a cidade mais austral do mundo pilotando uma moto. Segundo Gedson, essa viagem foi feita com o objetivo de comemorar os 10 anos da primeira viagem longa que fez, exatamente para Ushuaia, em 2003. Naquela ocasião ele viajou com uma Honda CBX 250 Twister.

Ushuaia 2014

DSC08517

Um grupo de motociclistas de Erechim no Rio Grande do Sul realizou entre dezembro e janeiro passado uma viagem de moto até Ushuaia na Argentina, a cidade mais ao sul do Continente Americano. Nessa viagem, que durou 19 dias, eles percorreram estradas do Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina e Chile, passaram pela Ruta 40 e Carretera Austral na ida e Ruta 3 na volta.

Ruta Austral

USHUAIA 4Olá, meu nome é Ana Paula, 34 anos, moro em Itajaí/SC e sou presidente do Moto Clube Free Rider.

Todos os anos faço duas viagens de moto com mais de 2.000 km, em janeiro para fora do Brasil e em julho pelo Brasil, e todos os finais de semana rodo uma média de 500 km. Amo motos desde criança... é a minha Paixão...

Vou contar rapidamente sobre a viagem de janeiro/2014, que denominamos "RUTA AUSTRAL". Espero que gostem:

De Miguel Pereira à Terra do Fogo

Ushuaia

Eu e minha esposa saímos de casa no dia 1º de janeiro de 2014, com o objetivo de chegarmos a La tierra Del Fuego, cidade do Ushuaia, que é a cidade mais austral da América do Sul (lado Argentino) e também passarmos por Rosário na Argentina, onde no dia 05 janeiro, foi dada a largada do Rally Dakar, onde aproveitarmos para ver as belas máquinas e seus pilotos.

Passamos na cidade de Ijuí, RS, onde um casal de amigos nos recepcionou em sua residência, Ana e Roberto. No outro dia nos acompanhou até a fronteira, na cidade de São Borjas, RS. Depois de todos os trâmites de documentações realizados, nos despedimos de nossos amigos e seguimos rumo a Rosário.

Viagem a Ushuaia

IMG 1851Os casais Ademir Goulart / Silvana e Márcio / Marli realizaram entre dezembro e janeiro passado uma viagem de moto de Balneário Camboriú, Santa Catarina, até a cidade argentina de Ushuaia, capital da Província da Terra do Fogo e cidade mais austral do mundo.

Eles utilizaram na viagem duas Yamaha XT1200Z Super Ténéré para percorrer estradas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, totalizando 11.111 km em 36 dias.

Belo Horizonte - Ushuaia

11-A-chegada-a-UshuaiaForam 13.700 km percorridos em 22 dias, durante os quais chegamos ao fim do mundo e voltamos. Descemos pela Ruta 40, onde pegamos rípio e voltamos pela Ruta 3, onde impera o vento. Vimos os oceanos Pacíficos e Atlântico, cruzamos o deserto, acompanhamos a Cordilheira dos Andes e atravessamos mares e rios. Encontramos neve, sol forte e chuva. A temperatura variou entre -2 e 40 graus. Sempre acelerando, rimos... choramos... mas seguimos em frente.

Projeto Mucho Gusto

SaltaEm mais um diário de viagem pelas "rutas" da América do sul, agora com minha esposa Bárbara, razão do Projeto "Mucho gusto" - 2008, ao noroeste argentino, que será apresentada a meus amigos.

Em 20 dias pensamos recorrer os ~ 5200 km, entre Garuva / SC (onde moro atualmente) e Salta na Argentina, testando e confirmando as qualidades de nossa nova princesa, a Lander 250cc. Esperamos curtir uma ótima viagem.

Conteúdo relacionado - América do Sul