Viagem de moto pela Ruta Austral

Olá, meu nome é Ana Paula, 34 anos, moro em Itajaí/SC e sou presidente do Moto Clube Free Rider.

Todos os anos faço duas viagens de moto com mais de 2.000 km, em janeiro para fora do Brasil e em julho pelo Brasil, e todos os finais de semana rodo uma média de 500 km. Amo motos desde criança… é a minha Paixão…

Vou contar rapidamente sobre a viagem de janeiro/2014, que denominamos “RUTA AUSTRAL”. Espero que gostem:

Dia 05/01 às 8 horas saímos de Itajaí Anderson, Oscar e eu. Rodamos até Ijuí/RS, foram os primeiros 700 km. Lá encontramos com os amigos do MC Zangões e do Desbravadores do Sul, que inclusive nos hospedaram… galera gente boa!

Dia 06/1 – seguimos de Ijuí até São Borja onde fizemos a aduana e entramos na Argentina… seguimos até San Salvador onde dormimos.

Dia 07/1 – saímos de San Salvador e seguimos até San Francisco, província de Córdoba, onde dormimos.

Dia 08/1 – seguimos até Patquia. Esses trechos rodando pela argentina não tem muita coisa pra ver.. e nessa época é bem quente. Nesse dia também aconteceu o primeiro imprevisto, a corrente do Sr. Oscar arrebentou a primeira vez, depois de cruzar os trilhos de trem. Dormimos na casa de um amigo Raul, que nos recebeu muitíssimo bem e nos deu grandes dicas de passeios pela região.

Dia 09/1 – esse dia passei muito mal com o calor (mais de 50ºC), mas também foi um dos dias mais incríveis. Visitamos os Parques Ischigualasto – Valle de la Luna e o Parque Talampaya – patrimônios da humanidade, lugares incríveis e lindos. O museu com ossos de dinossauros, as formações rochosas… nossa, muito legal. ahhh nesse dia também pegamos o o primeiro trecho de Ruta 40 da nossa viagem. Fomos até Villa Union, onde alugamos uma cabana para passar a noite.

Viagem de moto pela Ruta Austral

10/1 – esse também foi um dia especial, atravessamos da Argentina para o Chile pelo Passo Agua negra, com picos a mais de 4.700 metros acima do nível do mar, os penhascos, as pareces de gelo, incrível… sem igual. De la fomos até Vicunã, onde pernoitamos em um hotel bem ao lado da Praça central.

11/1 – fomos até a Capital, Santiago. A estrada até lá é ótima, larga, para alta velocidade, mas também com muitos pedágios e caros…rsss. A cidade é linda, lembra muito Nova Iorque, bem metropolitana, com vários Pubs, lojas, shoppings e metrô. Hospedamos-nos em um hostel bem no centro.

12/1 – saímos de Santiago, as estradas continuaram ótimas e com muitos pedágios, a cada 100 km tem um e na entrada e saida das cidades também… Fomos até Temuco uma cidade Universitária muito bem organizada e bonita, onde alugamos uma casinha para passar a noite.

13/1 – continuaram os pedágios…rss Primeira parada em Villarica, onde almoçamos e fomos conhecer o vulcão, depois seguimos e conhecemos o vulcão Pucon… muito legal. Seguimos pelo Parque das Araucanias, Paso Mamuil Malal no limite com a Argentina, onde fizemos a aduana e dormimos em um hostel na cidade de Junin de los Andes na Argentina.

Dia 14/1 – a região de Junin de los Andes, San Martin de los Andes até El Bolson é onde se vê gnomos, duendes…kkkk Tem muitos hippies. Dormimos em El Bolson, onde alugamos uma cabana.

Viagem de moto pela Ruta Austral - PARQUE TALAMPAYA E ISCHIGUALASTO, VALLE DE LA LUNA

Dia 15/1 – saimos de El Bolson, e fizemos a aduana em Futaleufu, Chile. Seguimos até Villa Santa Lucia, onde dormimos numa cabana.

Dia 16/1 – Villa Santa Lucia foi o inicio do nosso trajeto pela Carretera Austral. É uma estrada péssima, com muita brita, areia solta, pedras, mas a paisagem é deslumbrante, algo que jamais esquecerei. A vegetação, os rios, corredeiras e cascatas em tons de azul e verde que são impossíveis de descrever, de tanta beleza. Destaque para o Ventisquero Colgante, uma geleira azul entre as montanhas que formam cascatas espetaculares. Neste dia seguimos até Mañihualles, onde dormimos em uma pousada.

Dia 17/1 – seguimos pela lindíssima Carretera Austral até Puerto Tranquilo, às margens do lago General Carrera, com chuva em boa parte do trajeto. Alugamos uma cabana.

Dia 18/1 – em Puerto Tranquilo alugamos um barco e fomos conhecer as Capilas de Marmol, formações de mármore, com cavernas dentro do lago. O lugar é mágico. Depois fomos seguindo pela margem do lago até a cidade de Perito Moreno, novamente na Argentina, onde terminou nosso trecho de Carretera e dormimos em uma pousada.

Dia 19/1 – agora de volta à Ruta 40, seguimos até a cidade de Tres Cerros, onde dormimos num hotel. Nosso segundo imprevisto, a ventoinha da moto do Sr. Oscar parou de funcionar e os dois retentores da bengala da nossa moto começaram a vazar.

Dia 20/1 – seguimos até Rio Gallegos, Capital da província, onde ficamos dois dias.

CARRETERA AUSTRAL CHILE

Dia 21/1 – ficamos o dia todo na cidade para a manutenção da nossa moto. O Sr. Oscar não quis arrumar a corrente e a ventoinha da moto dele, não tem para vender, na Argentina.

Dia 22/1 – de Rio Gallegos seguimos até a cidade de Rio Grande, onde ficamos dois dias.

Dia 23/1 – finalmente o objetivo da viagem concluído, chegamos até o Ushuaia! No portal da cidade, quando paramos para tirar fotos, o marcador registrava 7.777 km rodados. Show e eu esqueci de tirar uma foto disso…kkkk Passamos o dia lá, visitando os pontos turísticos, almoçamos Centolla (king crab), e fomos até o extremo sul da América do Sul, a Bahia Lapataia, onde encontramos lebres e raposas mansinhas. Voltamos para Rio Grande, onde dormimos.

Dia 24/1- à 1 hora da manhã acordei o Anderson com uma surpresa: bolo, era seu aniversário.

Agora o caminho de volta. Retornamos até Rio Gallegos, onde dormimos no mesmo hotel da ida.

Dia 25/1 – seguimos até El Calafate, cidade linda. Dormimos em um hotel.

Dia 26/1 – fomos passear no parque dos glaciares. Fomos de barco até o Glaciar perito Moreno, o maior do mundo, patrimônio da humanidade, belíssimo. De lá seguimos até El Challten, o lugar mais frio que estivemos. À noite chegou a fazer -3ºC e garoava muito na região.

GLACIAR PERITO MORENO EL CALAFATE

Dia 27/1 – seguimos até Gobernador Gregores. Nessa região da Patagonia, também conhecida como Terra del Fuego, o vento patagonico é extremamente forte e nos fez ficar com muito medo. Chegamos a pegar ventos de 90km/h, mas tudo vale a pena! Dormimos em um hotel.

Dia 28/1 – fomos para a cidade de Perito Moreno, onde dormimos na mesma Pousada da ida.

Dia 29/1 – até Comodoro Rivadávia, onde tivemos mais uns imprevistos, a Corrente do Sr. Oscar arrebentou mais duas vezes e chegando à cidade de destino a corrente caiu, sem contar a ventoinha que não estava arrumada, a coroa sem dentes e a pastilha de freio lisa…rss Foi por milagre, mas lá encontramos com uns amigos motociclistas, dos motoclubes da cidade, que nos nos deram uma grande força.

Como a ventoinha não tinha concerto, adaptaram 2 coolers de computador, nos levaram a uma revendedora yamaha onde compramos óleo para a troca nas duas motos e a corrente e coroa para o Sr. Oscar. Assim, foi feita a manutenção das motos. Depois fomos comer pizza e eles nos levaram até uma pousada. Show de bola… isso que é espírito motociclista!!!

Dia 30/1 – seguimos até Puerto Madryn, onde encontramos com mais uns amigos de moto clubes de lá. Por sorte, estava começando um encontro de motos na cidade naquela noite. Passeamos pela cidade e nos hospedamos em um hotel. À noite fomos ao evento, muito legal, muito parecido com os eventos do Brasil, foi servido uma Paella, com camarões gigantes, filés de merzua fritos, tudo free para os participantes… nos divertimos muito e fizemos muita amizade!

PUNTA DEL ESTE - URUGUAI

Dia 31/1 – continuamos até Bahia Blanca, onde o Anderson perdeu o celular no caminho…rss e passamos a noite num hotel.

Dia 01/2 – seguindo até San Antonio Del Monte, onde dormimos em uma pousada.

Dia 02/2 – saímos de San Antonio Del Monte com chuva. Passamos por Buenos Aires, onde pegamos o Buquebuss e fizemos a aduana para o Uruguai. Atravessamos de Buenos Aires até a cidade de Colonia del Sacramento no Uruguai. A travessia é bem cara e cobrada em dolar. Seguimos sempre com pancadas de chuva, por Montevidéu até Punta del Este, onde dormimos em um hotel.

Dia 03/2 – passeamos por Punta, fizemos compras, tiramos fotos na famosa Mano de Deus e seguimos até o Chuí, onde fizemos a Aduana e estávamos de volta ao Brasil. Estava muito frio e chovendo, já era tarde 22 horas, mas colocamos as capas e fomos comer “arroz com feijão”.. kkkk Não aguentávamos mais comer a comida gringa… kkkkkkkkkkkkkk

Dia 04/2 – passamos pelo Parque Nacional do Taim, lindo, sempre frio e chuva, que nos acompanharam até Pelotas, onde começou a esquentar e parou de chover. Seguimos até Osório com um calor infernal, mais de 40ºC. Dormimos lá em um hotel.

Dia 05/2 – calor, muito calor até Itajaí. Finalmente estávamos em casa.

Foram 31 dias, 13.777 km rodados no total. Foi uma viagem inesquecível!!!

{gallery}0314/ana{/gallery}


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *