Viagem de moto até Bonito – 3º dia

Neste dia eu tinha que chegar a Bonito. Como no dia anterior, o calor já era forte no início da manhã. Arrumei a bagagem, fiz o lanche no hotel, peguei a moto e iniciei a viagem percorrendo as ruas e avenidas de Campo grande até chegar à estrada.

Seguindo as dicas de um amigo que conhece bem a região, peguei a BR-060, que passa por Sidrolândia.

A paisagem era muito parecida com a que vinha encontrando na viagem, com lavouras de cana de açúcar, a maior parte já colhida e pastagens com gado. O diferente era uma fumaça que cobria todo o horizonte. Estava me aproximando das queimadas do pantanal que a imprensa vinha noticiando nos últimos dias. Fiquei preocupado com a possibilidade de passar por alguma queimada às margens da rodovia que pudesse colocar minha segurança em risco e também por respirar aquele ar tóxico. Mas durante todo o percurso, não vi queimadas, só a fumaça cobrindo o horizonte e deixando a paisagem triste.

Por volta do meio dia cheguei a uma rotatória onde havia uma placa indicando a cidade de Bonito e fiz a tradicional foto. As placas não mentem. rsrsrs

Viagem de moto até Bonito

Tinha feito a reserva de um quarto em um camping pelo AirBNB e fui para o local. Não tinha recebido confirmação da reserva, mas fui para o local assim mesmo. Chegando lá a dona disse que não tinha disponibilidade e que não tinha respondido porque estava sem computador. Não era a primeira vez que tinha problemas com reservas no AirBNB, só que das outras vezes os locadores tinham cancelado as reservas antes de eu iniciar a viagem. Tenho usado esse site só em último caso, pois não há garantia de que a reserva seja cancelada, como garantem os sites de hospedagem como o Booking, Hoteis, etc..

Procurei no mapa e encontrei muitas pousadas próximas. Fui até a primeira e não tinham disponibilidade. Na segunda havia um quarto disponível até o sábado. Fechei com a dona do estabelecimento, que mais tarde me disse que poderia ficar durante o feriado prolongado, desde que pagasse 3 vezes mais caro pela diária do fim de semana. Disse que pensaria a respeito. Pedi sugestões de passeios para a tarde e para o dia seguinte e ela me colocou em contato com uma operadora de turismo, que reservou três passeios, sendo o primeiro no Parque das Cachoeiras.

Os passeios pela região são na maioria pagos, não são baratos e grande parte fica no entorno da cidade ou em cidades vizinhas. Os preços dos passeios são tabelados e as reservas são feitas exclusivamente pelos operadores de turismo. Não se pode visitar nenhum atrativo sem reserva.

Com o horário apertado e sem almoçar, guardei a bagagem, troquei de roupa, peguei a moto e segui para a primeira atração, o Parque das Cachoeiras. Não é difícil encontrar o local. A partir da pousada são 13 km pela MS-178 até a entrada da fazenda. Depois são mais 7 km por uma estrada de terra cascalhada que atravessa pastos e mata nativa até a sede do Parque. Essa estrada de terra não é difícil, mas exige atenção para quem está de moto, porque o cascalho é solto em algumas curvas.

{gallery}1020/bonito/cachoeiras{/gallery}

Todo o passeio é feito com guia e, por causa da pandemia, estavam sendo permitidos no máximo 6 visitantes por grupo. Eu faria o passeio com uma família que ainda não tinha chegado na hora marcada, por isso começamos e eles nos alcançaram mais tarde. A caminhada é feita por passarelas de madeira que atravessam a mata e levam a sete cachoeiras ao longo do rio Mimoso. São feitas paradas para banhos nas águas frescas, esverdeadas e cristalinas, para apreciar e tirar fotos das cachoeiras, que são muito bonitas. Uma alternativa ao Parque das Cachoeiras é a Estância Mimoso que compartilha o mesmo circuito de cachoeiras pela outra margem do rio.

Como o passeio começou tarde, nas últimas paradas o pessoal com quem eu dividia a caminhada ficou preocupado com a chegada da noite e já não parou para nadar nas últimas cachoeiras. Quando chegamos à sede a noite já iniciava.

Retornando para a cidade, o farol da moto me permitiu ver de relance uma família de raposas atravessando rapidamente a estrada de cascalho.

De volta à pousada, depois do banho, fui até um bar próximo, frequentado pelos moradores locais, onde tomei uma cerveja e comi iscas de peixe por um bom justo.

Mapa Viagem de moto até Bonito

Percorri cerca de 250 km neste dia.

Continuar lendo história de viagem de moto