6º dia – Puerto Madryn (Chubut) – Puerto San Julian (Santa Cruz)

Acordamos no mesmo horário de sempre, por volta de 6h, arrumamos as bagagens e fomos tomar um café da manhã. Não sei se é pelo costume ou pela economia dos hotéis mesmo ou outros fatores, mas na Argentina os cafés da manhã em praticamente todos os locais que tomamos são muito simples. Pouca quantidade e poucas opções. Aqui não foi exceção.

Estávamos demorando muito do despertar até arrumar as coisas, tomar café, acertar o hotel e sair, mesmo já deixando as motos abastecidas no dia anterior, como sempre fazíamos. Atrasamos um pouco para o passeio de 866 km do dia.

Na companhia do Ronaldão, saímos e logo adiante passamos por Trelew, e já começamos a sentir o famoso vento lateral. Continuamos por longas retas e planuras até Comodoro Rivadavia, e paramos um pouco antes da cidade para tirarmos umas fotos em um monumento feito com uma pá de gerador de torre eólica. Ela tem uns 30 metros de altura. É realmente muito grande.

Viagem de moto Ushuaia dia 06 02 Pa de Torre Eolica em Comodoro RivadaviaPá de Torre Eólica em Comodoro Rivadavia

Nessa região passamos por um dos poucos trechos acidentados na Ruta 3. Seguindo mais adiante, o vento já estava incomodando muito, forte a ponto de nos obrigar a compensar com o peso do corpo. Passamos por uma barreira da polícia, que estava muito movimentada. Dezenas de motociclistas em grandes grupos, alguns carros e caminhões também. Somente eu e o Geraldinho fomos escolhidos para apresentar os documentos e enfrentamos a fila.

Tivemos notícias de brasileiros que vinham do sul, que o vento estava muito forte. Esperamos para ver, pois já estávamos sofrendo com ele, e o vento que pegamos estava a mesma coisa que já tínhamos passado. Como a nossa documentação estava toda certa, fomos autorizados a seguir.

Viagem de moto Ushuaia dia 06 03 Barreira Policia Rodoviaria ArgentinaBarreira da Policia Rodoviária Argentina

Fomos até um local de maior altitude e paramos para abastecer no Posto Tres Cerros, próximo à cidade de mesmo nome. Lá encontramos uma dupla de motociclistas de Fortaleza. Fomos conversar com eles, e nos disseram que tinham saído de lá, foram a Ushuaia em um encontro de motociclistas há uns 12 dias, e já estavam voltando para casa. Detalhe: estavam de Tornado 250 cc.

Viagem de moto Ushuaia dia 06 04 Amigos de Fortaleza a Direita e a EsquerdaAmigos de Fortaleza à Direita e à Esquerda

Mais uma vez, estradas planas, retas e de boa pavimentação. Chegamos a Puerto San Julian e, dessa vez, conseguimos um hotel mais rapidamente que das outras vezes. Um hotel bem razoável na Av. San Martin, a principal da cidade. A diferença no tamanho dos dias e das noites já estava muito grande. Estava escurecendo por volta de 9h30, e isso “engana” a gente muito.

Enquanto tem luz do dia, a gente quer é andar, mas estávamos chegando era muito tarde nos locais de parada, o que acabava sobrando menos tempo para dormir.

Saímos para jantar em um restaurante muito bom, chamado Naos Restaurant Comidas Regionales, que fica à beira mar, próximo à réplica da Nau Victória. É uma réplica muito bonita e muito bem-feita, que hoje funciona como um museu. Como já estava escuro, não estava bom para fotos, por isso deixamos para o dia seguinte.