Seguro Soapex para viagem de moto até o Chile

SOAPEX – seguro para transitar com sua moto no Chile

em

A partir do novembro de 2013 as autoridades chilenas passaram a exigir de todo motociclista que chega àquele país o comprovante de contratação do SOAPEX. Podemos dizer que o SOAPEX é o equivalente ao Seguro Carta Verde exigido já há alguns anos dos motociclistas que transitam com suas motos pelos países do Mercosul – Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Mas o que é isto? Porque é exigido? Quanto custa? Abaixo, algumas informações sobre esse seguro para responder estas perguntas.

O SOAPEX foi estabelecido pelo Decreto DTO-151 do Ministério dos Transportes y Telecomunicaciones de Chile – para vigorar a partir de 06/11/2013. É um documento de porte obrigatório para condutores de veículos terrestres matriculados no país de origem que ingressem de forma provisória ou temporal no Chile. Cobre eventos ocorridos exclusivamente no Chile. Veja aqui a Norma que regulamentou a exigência desse seguro.

SOAPEX é a sigla para Seguro Obligatorio de Accidentes Personales Causados por Vehículos Motorizados con Matrícula Extranjera. Ele cobre danos pessoais causados ao condutor, pessoas transportadas e terceiros afetados por um acidente de trânsito envolvendo o veículo segurado. Tem vigência durante o período que o veículo estiver no Chile.

Quando contrata esse seguro, o condutor garante o reembolso, até a importância segurada, das quantias que tiver de pagar por ser civilmente responsável por acidente que causar:

  • morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares que resultarem de lesões sofridas em consequência de acidentes de trânsito que envolva veículo segurado, reboques ou cargas;
  • As despesas médico-hospitalares compreendem: atendimento pré-hospitalar, transporte em ambulância, internação hospitalar, atendimento médico e cirúrgico, dental, próteses e implantes, despesas com medicamentos e reabilitação das vítimas;

As importâncias seguradas são:

  • Morte Acidental (indenização de UF 300 em caso de morte acidental, descontados previamente as despesas médico-hospitalares);
  • Incapacidade ou invalidez Acidental (Indenização de até UF 300 em caso de incapacidade permanente total ou até UF 200 em caso de incapacidade permanente parcial, de acordo com o caso)
  • Reembolso de gastos médicos que compreendem: atendimento pré-hospitalar, transporte em ambulância, hospitalização, atendimento médico e cirúrgico, gastos com medicamentos, próteses, implantes, atendimento dental e despesas para reabilitação das vítimas até um ano desde o acidente, limitado a UF 300.

Os riscos não cobertos são, de forma geral, os mesmos constantes das apólices de Seguro de Responsabilidade Civil de Veículos que pagamos normalmente para circular no Brasil, dentre os quais: a direção em estado de embriaguez ou sob influência de qualquer droga; condução por pessoa não habilitada; etc.

Na ocorrência de sinistro, a assistência e o pagamento é efetuado no próprio Chile, através de seguradoras conveniadas e em moeda local. As seguradoras emitentes das apólices / certificados devem ter, obrigatoriamente, convênios com seguradoras dos demais países para o atendimento e encaminhamento dos sinistros (acidentes) porventura ocorridos e cobertos pelos seguros emitidos. Tem que ser caracterizada e comprovada a responsabilidade do segurado, para liberação de qualquer indenização.

Identificamos uma seguradora que permite adquirir o seguro SOAPEX através da internet, pagamento com cartão de crédito internacional e impressão online. Acesse o site :

Preencha os dados da moto:

  • Patente = placa da moto (observe que são dois campos);
  • Selecione país de registro del veículo = Brasil;
  • Tipo de Vehículo = Motocicleta;
  • Fecha Início = data de início do seguro ou data que entrará no Chile;
  • Fecha Término = data final ou de saída do Chile.

Depois de concordar com o valor apresentado, complete com as demais informações sobre a moto e o condutor:

  • País de Nacionalidad
  • Tipo Identificación = identidade ou passaporte
  • Nº Identificación = nº da identidade ou passaporte
  • Marca = marca da moto
  • Modelo = modelo da moto
  • Número de Motor
  • Año = ano de fabricação da moto
  • Uso

Na página seguinte os dados para contato:

  • Correo Electrónico = e-mail
  • Teléfono = o código país do Brasil é 55

Marque as duas caixas aceitando as condições e você será direcionado para uma página onde poderá pagar a despesa com cartão de crédito internacional.

O comprovante para porte é um Certificado em espanhol emitido pelo site. Se for contratado no próprio Chile, tem validade também o documento emitido pelo corretor e preenchido manualmente.

Fiz algumas simulações de custo desse seguro para moto: para um período de 5 dias, o valor foi de USD $10. Para 10 dias, o valor foi de USD $12

Para os países do Mercosul, é obrigatória a contratação de Seguro Carta Verde. Recomendamos ler o nosso artigo sobre o Seguro Carta Verde. Outros países da América do Sul têm exigências expecíficias para os viajantes, por isso, recomendamos a leitura também do nosso artigo Documentos para uma viagem de moto pela América do Sul.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano