Viagem de moto pelo Bartang Valley no Tajiquistão

em

Um vale extremamente remoto, entre 300 e 400 km de área com até 4000 metros de altitude, sem sistemas de comunicação, sem trânsito, sem estrada, quase sem população, clima imprevisível, deslizamentos de terra e inundações. Resumindo: ótimo para uma viagem de moto.

Wste é o notorio Bartang Valley. Se você ainda não ouviu falar, é como a rodovia Pamir, mas com esteroides! O Tajiquistão certamente tem algumas estradas espetaculares. E é exatamente aqui que nosso amigo quase morreu.

Frase do ano: “Se meu coração parar de bater, me bata com força no peito. Já tive isso antes” – Frederich – 73 anos, Bartang Valley.

Bartang: Para alguns, este é considerado um vale notório e cheio de perigos, para outros um playground! Dizem que devemos estar preparados para tudo: deslizamentos de terra, travessias de rios, estradas inundadas, enjoo da altitude, mosquitos e uma beleza inacreditável …

Vou até a última cidade, encho um pouco de combustível em garrafas plásticas, compro meu último sorvete e comida para 5 dias. Vai começar a aventura!

Dia 1

Até agora, nenhuma travessia de rio importante ou estradas bloqueadas. Apenas vistas deslumbrantes e trilhas incríveis. Passei por um deslizamento de terra recentemente limpo, onde quatro caras que conheci em Dushanbe ficaram presos por quatro dias porque demorou um pouco para limpar a estrada. Parece emocionante!

Depois de um tempo, uma estrada de verdade inundada apareceu. A primeira parte foi boa, mas profunda (cerca de 70 cm). A segunda parte foi real e bastante assustadora, pois a corrente era muito forte e imprevisível. Mesmo os habitantes locais não se atreveram a cruzá-lo com seus veículos 4X4. Como era o primeiro dia, estava bastante determinado e com a ajuda de alguns locais tentamos atravessar. Primeiro, carregamos minha bagagem pela água cinzenta e agitada. Pedras rolando e batendo em nossas botas tentando nos tirar o equilíbrio. Agora minha moto tinha que passar. Com quatro pessoas, nós a empurramos centímetro a centímetro pela forte correnteza. Em cada lado eles a seguraram com força para evitar que as rodas escorregassem e pegassem a corrente. Então veio o gargalo: um pequeno trecho rochoso, deslizando em direção ao rio. Essa era a única maneira segura de passar com a moto, mas dependendo do ritmo do fluxo dos rios, a água subia de cinquenta centímetros para mais de um metro em segundos. Nós cuidadosamente sincronizamos com o ritmo do rio e finalmente a empurramos. Que vitória assustadora, mas aventureira! E depois, como sempre acontece aqui, comemoramos com uma dose de vodca!

Viagem de moto Bartang Valley Tajiquistao

Dia 2

A estrada estava ficando mais difícil, os rios mais profundos, mais selvagens e as vistas mais espetaculares. Que vale louco, cheio de aventura! Felizmente, todas as minhas bolsas Givi e o rolo superior permaneceram secos durante as múltiplas e profundas travessias do rio!

No final do segundo dia, conheci dois outros pilotos:

Robert é do Texas e comprou uma KTM1290 novinha em folha. Nunca tinha pilotado fora de estrada na América. Despachou sua moto para a Ásia Central e veio aqui especificamente para viajar pelo Vale Bartang. Que cara!

Frederick é um alemão de 73 anos. Anda de moto Beta com alguma complicação,: suspensão quebrada, tem algumas arritmias cardíacas e só tinha dois pães e uma lata de peixe antes de entrar no vale Bartang. Aventura garantida!

Já estavam pilotando por três dias no vale de Bartang, devagar, mas com firmeza. Felizmente, juntei-me a eles e a partir de agora estávamos com três mosqueteiros.

Viagem de moto Bartang Valley Tajiquistao

Dia 3

Cara, esse vale não parava de me surpreender. Eu me apaixonei por isso! Vistas deslumbrantes, aldeias extremamente remotas com as pessoas mais simpáticas e hospitaleiras e boa companhia para viajar!

Estávamos subindo em direção ao ponto mais alto do Vale de Bartang, uma passagem de montanha íngreme a 4000 metros de altitude com cascalho solto, falésias íngremes e vistas deslumbrantes. De repente, a subestrutura de Frederich quebrou e ficamos presos no meio do dia em um espaço aberto. Temperaturas quentes e sem sombra! Abrimos a moto e notamos um parafuso quebrado. Ele já mudou na Índia, ele disse, mas é claro que quebrou de novo … Aço indiano de qualidade, certo?

Felizmente, conseguimos consertá-lo com alguns fios de aço, laços de zíper e um pedaço de corda. Lá vamos nós de novo!

Minha fiel Belle estava com um pouco de dificuldade para respirar, mas finalmente chegamos ao “Altiplano”, onde alegremente montamos acampamento. Devido ao planalto da montanha, o solo era muito macio e coberto com cascalho fino, resultando em um grande parque de jogos para flutuar, deslizar ou apenas se divertir como uma criança pequena com seus brinquedos!

Viagem de moto Bartang Valley Tajiquistao

Dia 4

Dormimos a 4000 metros de altitude e, pela manhã, Frederich não se sentia bem …. Estava com falta de ar, batimentos cardíacos acelerados e tonturas. Após uma sequência constante de um minuto embalando a bagagem e descanso de um minuto, sugerimos que Frederich se deitasse um pouco, porque ele parecia uma merda. Afinal ele tem 73 anos, um problema cardíaco e já estava a três dias viajando em terreno difícil.

Ele descansou um pouco e medimos sua frequência cardíaca: 60BPM por alguns segundos, depois 120BPM por alguns segundos e assim por diante …. Isso combinado com um enjoo de altitude, falta de ar e um calor crescente … “Merda, isso não é bom! ” O que nós temos que fazer?!

Voltar não era opção, já que não tínhamos comida e combustível suficientes. Ir mais longe era a única opção, mas também complicada, pois ainda precisávamos subir cerca de 300 metros mais alto, portanto, no caso de doença de altitude, temos um problema adicional …

Felizmente, chegamos sãos e salvos no final do vale Bartang e nos encontramos com Danielle e Klaas da Holanda (Left and Ride). Tiramos uma selfie no ponto mais alto da Rodovia Pamir (passagem Ak Baital @ 4655m) e descemos em direção ao lago Karakul.

Montamos acampamento, tomamos uma cerveja gelada (e uma segunda…) preparamos alguma comida e felizmente estava tudo bem na manhã seguinte! Afinal, ninguém morreu …

Frederich sentiu-se melhor após a pilotagem e agora renasce após um boa noite de sono! Ele estava sofrendo de fibrilação atrial, que aparentemente não é mortal … mas acho que ele deveria ir a um médico algum dia … ou pelo menos não fazer mais coisas malucas como essa com estranhos como nós.