Viagem de moto pela Europa

14º dia – Bilbao (ESP) – Pau (FRA)

em

Antes de pegarmos estrada demos uma volta por Bilbao, onde conhecemos o Guggenheim e o Estádio do Athlétic de Bilbao. Saímos da cidade por volta de 12 horas por uma auto-estrada, que utilizamos até próximo a Bayonne, já na França, quando saímos da auto-estrada e passamos a usar estradas nacionais ou regionais. Paramos para descansar em uma cidade chamada Orthez e viemos até Pau, onde nos hospedamos.

Tomamos um café da manhã muito simples no próprio hotel e fomos dar uma volta na cidade. Mas na hora em que saíamos do hotel começou a chover. Colocamos as capas e saímos assim mesmo. Passamos por algumas ruas e monumentos que não nos chamaram a atenção, e paramos no estádio do Athlétic de Bilbao para algumas fotos, apesar de ser muito feio.

Depois fomos até o Guggenheim, este valendo a pena nossa ida até a Espanha. Muito bonito. Tiramos ótimas fotos apesar da chuva, que ia e vinha com maior ou menor intensidade. Tivemos uma passagem interessante e divertida enquanto tirávamos as fotos. Desde que começamos a viagem procuramos colocar as motos numa posição que permitisse que elas aparecessem junto com os monumentos e paisagens que fotografamos. Para fazer isto, em alguns momentos tivemos que cometer algumas “pequenas infrações”, como colocar elas sobre as calçadas, por exemplo. Na França isto é permitido, desde que não atrapalhe a circulação de pedestres. Mas fizemos isto na Alemanha, Suíça e Luxemburgo também. Pela primeira vez uma guarda nos chamou a atenção assim que colocamos as motos em frente ao Guggenheim. Tiramos as fotos correndo e saímos.

Estamos em Pau (pronuncia-se Pô), uma simpática cidade nos Pirinéus, com construções medievais e bastante movimento nos restaurantes. Para compensar o desgosto com o hotel de Bilbao encontramos um hotel numa construção antiga mas conservada, dois quartos com duas camas de casal. Só o elevador que é muito apertado. Apesar de estar escrito que cabem duas pessoas, mal dá para uma pessoa. Mas ele é muito bem localizado, no centro da cidade, quase em frente à catedral.