24º dia – Bollenar (Melipilla – Santiago – Chi) – Mendoza (Departamento de Mendoza – AR)

Esse dia parecia ser mais tranquilo. Seriam 421 km até Mendoza, com a passagem pelas curvas de “Los Caracoles” e pela fronteira com a Argentina, por isso descansamos um pouco mais e saímos por volta de 8h, após um bom café da manhã feito na hora e servido pela dona do Restaurant Apetos.

Viagem de moto Ushuaia dia 24 02 Restaurant Apetos SalvacaoRestaurant Apetos – Salvador

Como nossa programação de tempo já estava muito justa, resolvemos seguir direto para Mendoza e deixar nossa visita a Valparaiso e Viña del Mar para uma próxima vez.

{loadmoduleid 854}

Nessa hora, a Ruta 68 já estava desimpedida no sentido Santiago, por isso fomos pelo caminho mais curto até ela. Chegando lá, vimos ainda uma enorme quantidade de ciclistas voltando para a capital e outra grande quantidade ainda descendo sentido Valparaiso. Tinham diversas pick-ups e ônibus levando muitas bicicletas e ciclistas de volta, além de muita gente pedalando também, e entendemos melhor o tamanho dessa romaria.

Viagem de moto Ushuaia dia 24 03 Ciclistas Retornando a SantiagoCiclistas retornando para Santiago

Viagem de moto Ushuaia dia 24 04 Outros Descendo Para o LitoralOutros descendo para o Litoral

Fizemos o anel viário de Santiago e seguimos para a fronteira com a Argentina. Estrada relativamente boa e bem movimentada. Já começava a subir a cordilheira novamente e paramos em Los Andes para abastecimento e um pequeno descanso.

Chegando próximo aos Caracoles, nos deparamos com uma fila enorme de caminhões. Não entendemos o que estava acontecendo e como não tinha trânsito no sentido contrário, resolvemos ir passando devagar. Foram alguns quilômetros de fila até chegarmos a um pare-e-siga. Fomos informados que houve uma queda de barreira e que a pista estava sendo limpa, mas que não ia demorar a liberar.

Viagem de moto Ushuaia dia 24 05 Fila Para Los CaracolesFila para Los Caracoles

Por nossa sorte, não demorou mesmo. Foram uns 15 minutos e nós arrancamos na frente de todo mundo. Iniciamos a subida com trânsito livre o que facilitou o desenrolar da viagem. Passamos da curva 19, que tem um mirante com vista para grande parte das curvas abaixo, e resolvemos voltar lá para tirar algumas fotos.

Voltamos e tivemos uma visão realmente muito bonita. Nessa hora os caminhões já estavam chegando e os seus movimentos caracolados pareciam o de uma serpente sobre a terra. Curtimos muito essa visão.

Viagem de moto Ushuaia dia 24 06 Curvas de Los CaracolesCurvas de Los Caracoles

Chegamos a um restaurante bem próximo da fronteira, que nos pareceu bastante acolhedor e de boa comida. Pela primeira vez vimos um self-service depois que deixamos o Brasil, e como já estava na hora do almoço, resolvemos aproveitar. Foi ótimo, pois a fome já batia e o frio era intenso. Não passamos frio, pois os equipamentos nos protegeram muito bem mais uma vez.

Almoçamos bem e seguimos sentido fronteira. A fronteira territorial mesmo é dentro de um túnel, O “Tunel Cristo Redentor de Los Andes”, mas a aduana… ficava um pouco para frente, e era compartilhada ente Chile e Argentina e estava muito cheia. Entramos na fila e demoramos quase 2 horas para conseguirmos passar. Já ouvi relato de pessoas que gastaram 8 horas para passar, não por ter problemas com documentos ou coisa parecida, mas pelo tamanho das filas e pela demora. É também a fronteira mais movimentada entre os dois países.

Após a aduana, no alto da cordilheira, chegamos aos pés do Monte Aconcágua, que é a montanha mais alta do mundo fora da Ásia, com 6.961 metros de altitude – fonte: Wikipédia. Tivemos que parar e registrar também esse momento.

Viagem de moto Ushuaia dia 24 07 Topo Nevado do Monte AconcaguaTopo nevado do Monte Aconcágua

Daí para frente até Uspallata, foram 84 km de uma beleza singular. A descida da cordilheira segue por grandes vales, montanhas íngremes com o solo muito colorido. Tinha hora que parecia que a estrada não tinha saída. Cada parte é de uma beleza diferente e margeamos por um longo trecho o pequeno, mas persistente Rio Mendonza, que atravessa o deserto da cordilheira e corre sentido cidade de Mendonza.

Viagem de moto Ushuaia dia 24 08 Colorido da CordilheiraColorido da Cordilheira dos Andes

Fizemos mais uma parada em Uspallata, para abastecimento e descanso, e o posto da cidade estava cheio de aventureiros, como trilheiros em motos e jeeps, bicicletas e montanhistas. Foi uma boa confraternização.

Deste local até próximo a Mendoza, o final da descida da cordilheira é igualmente bonita. Passamos por diversos pequenos túneis e daí para frente é uma planura só. Chegamos a Mendonza por volta de 16h. A minha impressão foi muito positiva. A cidade é muito plana, e maior do que eu pensava. Com uma avenida de entrada muito larga, plana e de ruas igualmente movimentadas. A cidade é bem arborizada e com um bom trânsito. A região tem grande produção de uvas e vinhos, vi até algumas placas nas proximidades da cidade dizendo “Vendem-se uvas para produção de vinho”.

Viagem de moto Ushuaia dia 24 09 Pequeno TunelPequeno túnel

Viagem de moto Ushuaia dia 24 10 MendozaMendoza

Ficamos em um bom apart hotel bem no centro, onde a Cirlene já nos esperava. Conversamos um pouco e saímos para jantar. Ela nos levou a um restaurante que tinha conhecido no dia anterior. Ótima comida e ótimo vinho. Foi muito descontraído e divertido. No dia seguinte, ela já pegaria o voo de volta ao Brasil.

Relato de Viagem de Moto


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *