18º dia – Puerto Rio Tranquilo (Aisén – Chi) – Puerto Aisén (Aisén – Chi)

Nesse dia dormimos até um pouco mais tarde. Abastecemos as motos e fomos para o local do embarque para a Catedral de Mármore. Pegamos um barco pequeno, mas bastante seguro.

É um pouco longe e o barqueiro acelerou. O vento estava muito frio e quando chegamos vimos um local belíssimo. As águas do lago provocaram um processo de erosão nas paredes da montanha e esculpiram umas cavernas e uns monumentos naturais muito legais. Toda hora eu ficava com vontade de nadar naquelas águas, de tão limpas e claras. Aí eu lembrava da temperatura baixíssima da água e desistia do plano. O guia nos falou muita coisa da história do local e de sua formação. Foram umas visões inesquecíveis.

Viagem de moto Ushuaia dia 18 02 Montanha de marmoreMontanha de Mármore

Viagem de moto Ushuaia dia 18 03 aguas claras natureza fantasticaÁguas Claras – Natureza Fantástica

Viagem de moto Ushuaia dia 18 04 vontade de nadarVontade de Nadar

Na volta estava ventando mais e provocando ondas na água. O barqueiro aproveitou para fazer um “Rally”, batendo nas ondas e quase decolando. Eu achei divertido, mas algumas pessoas que estavam no barco ficaram assustadas.

Viagem de moto Ushuaia dia 18 05 Puerto Rio TranquiloPuerto Rio Tranquilo

Retornamos por volta de 12h, almoçamos e seguimos para Puerto Aisén. Foram 291 km, sendo que 121 km até Cerro Castillo foram de rípio. O cascalho estava mais grosso e a estrada um pouco pior, mas as paisagens continuavam deslumbrantes. Muitas montanhas com os topos brancos de neve. Os rios Murta e o Ibáñes que margeamos por um bom tempo produziram uma paisagem europeia de grande beleza. Logo após Serro Castillo, passamos pelo Mirador Serro Castillo, que é uma subida de serra em curvas parecidas com “Los Caracoles”, na divisa Chile/Argentina, após Santiago de Chile. O seu apelido é “mini-caracoles”. Fizemos uma pausa para fotos, porque não resistimos à beleza do local.

Viagem de moto Ushuaia dia 18 06 mini caracolesMini Caracoles

Rodamos até Cohiaique, uma cidade bem grande se comparada com a maioria das que nós passamos e seguimos para Puerto Aisén, pelas Rutas 07 e 240.

Na Ruta 240 passamos pela “Reserva Natural Rio Simpson”, um parque de natureza intocada com riachos profundos e uma estrada simplesmente fantástica. Chegamos ao nosso destino já quase de noite. Conseguimos um hotel bem razoável, mas não tinha restaurante. Fomos ao centro da cidade, que era bem organizada, jantamos e fomos descansar para começar cedo no dia seguinte.

Ficamos sabendo depois que a cidade de Puerto Chacabuco, localizada a 14 km de Puerto Aisén e às margens do Pacífico, é também um ponto turístico muito tradicional na região. Infelizmente não pudemos visitar.