17º dia – Los Antiguos – (Santa Cruz – AR) – Puerto Rio Tranquilo (Aisén – Chi)

Acordamos bem cedo, fomos abastecer e tomar o café da manhã. As memórias das GoPro minha e do Geraldinho estavam cheias e precisávamos achar um local para descarrega-las para o HD.

Achamos uma lojinha de conveniências e o proprietário nos emprestou o notebook. Esperamos muito tempo para que copiasse e, no final, perdemos a cópia. Não sei o que deu errado, mas os dados não foram para o HD externo.

O local era muito bonito, fresco e agradável, com um canal de água de degelo muito limpa passando ao lado do passeio por toda a extensão da rua, mas quando saímos de lá já eram mais de 11h da manhã.

Viagem de moto Ushuaia dia 17 02 Conveniencia e canal de água de degeloConveniência e canal de água de degelo

Fomos atravessar a fronteira. A saída da Argentina foi fácil, mas a entrada do Chile sempre foi mais rigorosa e demorada e, dessa vez, ainda nos pediram que preenchêssemos dois formulários a mais que o normal. Como estava tudo certo, preenchemos tudo e fomos liberados.

Pegamos a Ruta 265, uma estrada de terra estreita, mas muito bem conservada. Lisa e praticamente sem buracos ou poeira. A 22 km de Chile Chico chegamos ao Mirador Laguna Verde. Essas Lagunas Verdes ficam em uma área de mineração, mas parecem ser naturais. Apesar do nome Lagunas Verdes, as águas eram azuis. Do mirante dá para apreciar a cor incrível das suas águas. Acho que nunca vi águas tão azuis na minha vida.

Viagem de moto Ushuaia dia 17 03 Lagunas VerdesLagunas Verdes

Descansamos um pouco e seguimos mais 84 km até Puerto Guadal. Nesse trecho, andamos muito tempo margeando o Lago General Carrera. O lago é fantástico. Formado por água fria de degelo e de um azul intenso, tem aproximadamente 150 km só do lado do Chile. Tomamos um café na vila, que é muito pequena e simples, e rodamos mais 13 km, até a Ruta 7, a famosa Carretera Austral. Fomos sentido norte, para Puerto Rio Tranquilo. Passamos pela ponte de mesmo nome do lago no lado Chileno. Desta ponte vimos como a água é limpa e translúcida.

Viagem de moto Ushuaia dia 17 04 Margeando lago General CarreraMargeando o lago General Carrera

Viagem de moto Ushuaia dia 17 05 EstradaEstrada

Viagem de moto Ushuaia dia 17 06 Puerto GuadalPuerto Guadal

Viagem de moto Ushuaia dia 17 07 Ponte General CarreraPonte General Carrera

Viagem de moto Ushuaia dia 17 08 aguas frias e limpissimasÁguas Frias e Limpíssimas

Chegamos a Puerto Rio Tranquilo por volta de 17h. Conseguimos uma boa “Cabaña”, com preço justo e fomos comprar o passeio de barco para conhecer a famosa Catedral de Mármore no dia seguinte.

Esse foi um dia maravilhoso pela estrada, a paisagem, o clima, e a hospedagem. Foram somente 178 km todo de rípio em boas condições, mas estávamos um pouco cansados. Jantamos bem, em um local próximo ao nosso alojamento. Voltamos, acendemos o aquecedor a lenha e tivemos uma ótima noite de descanso.