16º dia – de El Chaltén – a Los Antiguos

Saímos bem cedo, após comer o macarrão que sobrou do dia anterior. O trecho de terra começou cerca de 2 km após sair da cidade. No início, o rípio estava muito fofo e solto. Tivemos que tomar muito cuidado, porque qualquer descuido e era chão na certa. Depois a estrada ficou mais firme, o que possibilitou uma pilotagem mais segura, mas sempre cuidadosa, pois ainda tinham alguns locais onde o cascalho solto aparecia de repente.

Conseguimos cruzar o trecho de 72 km em aproximadamente 2,5 horas até a RP-29, onde viramos para a cidade de Gobernardor Gregores. Tivemos que passar lá para abastecer e, apesar de ainda estar um pouco cedo, também já podíamos almoçar.

Gobernardor Gregores parece um oásis no deserto. É muito plana, tem muito verde e muita água. Foi um refresco para os olhos. A cidade é pequena, mas conseguimos abastecer e almoçar bem. Saímos de seu entorno e a aridez retornou.

Estávamos planejando abastecer novamente em Bajo Caracoles, mas tivemos informações dos amigos de Recife, via WhatsApp, no dia anterior, que não havia combustível no posto. Devido a isso, enchemos os nossos galões de gasolina de reserva pela primeira vez.

Seguimos viagem por paisagens muito planas e retas. Quando chegamos a Bajo Caracoles, já havia chegado combustível no posto e não foi necessário utilizar a gasolina dos galões.

Posto em Bajo Caracoles

Abastecemos novamente na cidade de Perito Moreno – note que é o mesmo nome do glaciar perto de El Calafate, e seguimos para Los Antiguos, muito próximo à divisa com o Chile, onde chegamos por volta de 19h30.

Ainda tinha muito sol e tivemos uma vista maravilhosa do lago. Ele tem aproximadamente 160 km de comprimento. Do lado argentino chama-se lago “Buenos Aires” e do lado chileno chama-se lago “General Carrera”. Tem uma avenida muito limpa e espaçosa que o margeia, com canteiros e bancos para assentar e apreciar a paisagem.

Hospedamos nas “Cabañas Las Marias”. Prática e confortável, perto da avenida à beira do lago, próximo ao qual achamos um restaurante/lanchonete e onde jantamos bem.

Los Antiguos

Foi um dia ensolarado e muito bonito. Andamos 586 km. Considerando o trecho de terra, até que rendeu bem.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano