14º dia – El Calafate ( Santa Cruz – AR) – Parque Nacional Torres del Paine (Magalhães e Antártica Chilena – Chi)

Saímos bem cedo nesse dia. O passeio ia ser logo. Pegamos o caminhão adaptado para ônibus e seguimos para o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. O Ronaldão foi conhecer o Glaciar Perito Moreno.

Andamos um trecho por via asfaltada, mas o ônibus entrou em umas estradas de terra, que não consegui localizar no mapa, por isso, o mapa acima está com o roteiro sugerido pelo Google e não o real que fizemos.

Alguns quilômetros após os trâmites de fronteira e umas 3 horas de viagem, chegamos à portaria do parque. A entrada já estava incluída no valor do pacote e não sei qual seria o seu valor separadamente.

Viagem de moto Ushuaia dia 14 02 Portaria de entrada do Parque Nacional Torres Del PinePortaria de entrada do Parque Nacional Torres Del Pine

Passamos por algumas lagoas limpíssimas. A cor da água era de um azulado intenso, parecia o reflexo da cor do céu.

Viagem de moto Ushuaia dia 14 03 Lagos limpissimos agua de degeloLagos Limpíssimos – Água de Degelo

Paramos para ver alguns guanacos de perto.

Viagem de moto Ushuaia dia 14 04 GuanacosGuanacos

Visitamos duas cachoeiras, sendo que na primeira tomamos o lanche, que nos serviu de almoço, fornecido pela agência de turismo.

Viagem de moto Ushuaia dia 14 05 Hora felizHora feliz – lanche

Viagem de moto Ushuaia dia 14 06 Cachoeira 1 LancheCachoeira 1

Viagem de moto Ushuaia dia 14 07 Cachoeira 2Cachoeira 2

Viagem de moto Ushuaia dia 14 08 Loja de souvenires proximo ao ParqueLoja de Souvenires Próximo ao Parque

Vimos as torres de quase todos os lugares do parque. Elas são enormes e imponentes. Todo o circuito que fizemos foi maravilhoso. As trilhas, os lagos, rios e cachoeiras, tudo valeu a pena.

Saímos do parque com previsão de chegarmos a El Calafate ainda de dia, entretanto houve um defeito na recapagem do pneu. Tivemos que nos deslocar lentamente até o mirante que citei no dia que chegamos para substituição do pneu. A equipe da agência de turismo trabalhou muito duro para substituir o pneu e o veículo foi restabelecido.

Viagem de moto Ushuaia dia 14 09 Torres que dao nome ao ParqueTorres que dão Nome ao Parque

Chegamos já de noite, tomamos um banho e saímos para jantar. Olhamos alguns restaurantes e encontramos o Luiz, o Mito e o Heraldo em um deles. Fomos gentilmente convidados para jantar com eles. Pela boa companhia, decididos ficar. Conversamos muito e bebemos ótimo vinho até um pouco além da conta, mas foi muito divertido e relaxante.