10º dia – Ushuaia (Terra do Fogo – AR) – Canal de Beagle – (Terra do Fogo – AR)

Nesse dia fizemos a navegação pelo Canal de Beagle. O barco é tipo catamarã, bem espaçoso, seguro e confortável. No interior era bem protegido do vento e do frio e uma boa área externa para circulação. Tinha um minibar com bebidas, petiscos e doces.

Quando entramos, encontramos o Luiz, o Palmito (Mito) e o Heraldo, que eram a turma de Recife, que vimos anteriormente. Para mim, foi uma grata surpresa. Eles nos contaram que enviaram as motos de caminhão para Porto Alegre e foram de avião. Pegaram as motos lá e estavam fazendo a viagem conforme planejaram. Estamos pensando em usar essa estratégia também, quando formos novamente ao Peru, enviando as motos para Rio Branco – AC, e indo de avião, pois o trecho no Brasil nós já conhecemos.

Viagem de moto Ushuaia dia 10 02Interior do Catamara com Turista EspanholInterior do Catamarã com Turista Espanhol

Passamos por diversas ilhas como a dos pássaros, dos leões marinhos, lobos marinhos e dos pinguins. Engraçado como cada ilha tinha somente uma espécie. Vimos turistas americanos, espanhóis, alemães, asiáticos. Conversamos muito pois tivemos muito tempo. O passeio durou por volta de 6 horas e foi muito prazeroso.

Viagem de moto Ushuaia dia 10 03Ushuaia Vista do MarUshuaia Vista do Mar

Viagem de moto Ushuaia dia 10 04 Ilha dos PinguinsIlha dos Pinguins

Depois que voltamos, o Rogério foi buscar a sua moto na revisão, e eu e o Ronaldão fomos trocar o óleo das motos. Comprei o óleo em uma loja que não tinha serviço de troca. Levei a uma oficina indicada pela loja e o Ronaldão foi buscar o óleo que ele tinha levado. Nós nos desencontramos.

Eu voltei e saí com o Geraldinho para uma volta pela cidade no fim da tarde. Fomos ao “Museo Marítimo de Ushuaia – En El Presídio” que é muito interessante pela história do presídio que deu origem à cidade, dos povos indígenas que habitavam a região e das embarcações que transportavam pessoas e materiais até aquele local. A entrada custou aproximadamente R$ 60,00, com direito a dois dias de visita. Isso se justifica, pois devido à quantidade e variedade de itens expostos, não é possível visitar tudo detalhadamente em um único dia.

Viagem de moto Ushuaia dia 10 05 Entrada do Museu Maritimo UshuaiaEntrada do Museu Marítimo, Ushuaia

Viagem de moto Ushuaia dia 10 06 Ala do Museu Retratando a Prisao Ala Sem RestauracaoAla do Museu Retratando a Prisão – Ala Sem Restauração

À noite jantamos em uma movimentada panificadora e restaurante próximo ao hotel. O Ronaldão já tinha voltado para o Brasil, por outro roteiro.

Consideramos que os principais passeios pela cidade e região foram os que fizemos – parque nacional Tierra Del Fuego, navegação pelo canal de Beagle e museu marítimo de Ushuaia. São atrações imperdíveis para quem visita a cidade pela primeira vez.

Pela nossa programação e pelo prazo que tínhamos, já estávamos prontos para partir.