14º dia – Salar de Huasco

No dia seguinte, meu irmão Rogério e eu resolvemos fazer um passeio diferente. O José Maurício resolveu ficar com o Douglas, que foi trocar o pneu traseiro da V-Strom, pois o pneu não tinha mais recurso.

Pedimos informações no hotel e saímos para visitar o Salar de Huasco, ou Laguna de Huasco. Saímos lá pelas 10h30. Ele fica a 161 km de Iquique, próximo à divisa com a Bolívia.

Viagem de moto Deserto do Atacama
Salar de Huasco

Fonte de água doce

Lago salgado

Viagem de moto Deserto do Atacama
Montes nevados e frio

Em Iquique, altitude do nível do mar, no salar, altitude de mais de 4.300 metros. A subida não é íngreme, mas é lenta e constante. O lugar é um parque de conservação nacional, e é muito bonito. Há bandos de flamingos e outras aves. É muito plano e coberto por uma fina camada de água. O fundo é uma quantidade enorme de sal depositada. Há várias nascentes de água doce na sua margem. Ela corre alguns metros limpa, potável e fria, até desaguar no lago e ficar totalmente salgada. Curtimos o lugar, tiramos fotos, comemos o lanche que levamos e voltamos. Foi o único lugar em que pegamos estrada de terra. O acesso tem 11 km e estava em boas condições. Nem sujamos as motos. Fazia também 11ºC e as montanhas ao longe estavam com os topos cobertos de neve. Ao contrário do que pensamos, um tanque de gasolina foi suficiente para ir e voltar. Chegamos de tardinha, tomamos um banho, fomos jantar e cama. No outro dia íamos madrugar para seguir em frente.

Trecho décimo quarto dia. Ida e volta