Serra do Rio do Rastro

Um dos destinos mais procurados pelos motociclistas do Brasil, a Serra do Rio do Rastro é cortada pela rodovia SC-438, que é caracterizada por subidas íngremes e curvas fechadas, bem como pelos seus quiosques, ótimos locais para desfrutar a paz proporcionada pela natureza.

Um mirante localizado no seu topo, a mais de 1.460 metros de altitude, proporciona uma vista espetacular. É um dos cartões postais do estado de Santa Catarina.

Localiza-se entre as cidades de Lauro Müller (em baixo da serra) e Bom Jardim da Serra (em cima da serra).

No topo da serra, mesmo nos meses de verão o vento é muito gelado, no inverno as geadas são frequentes e algumas vezes neva.

Quem vem de Bom Jardim pelos campos planos de cima da serra é surpreendido pelo contraste. A serra começa abruptamente. O desnível entre o Mirante e Lauro Müller é de 1200 metros

Ao descer ou subir a serra pare nos vários refúgios para contemplar e tirar fotos, um percurso como este deve ser percorrido sem pressa. A rodovia nesse trecho é toda feita de concreto. O mirante da serra fica a 11 Km de Bom Jardim, 20Km de Lauro Muller e 200Km de Florianópolis.

A abertura da Serra ocorreu em 1947; foi asfaltada e concretada em 1985 e iluminada em 2002.

O vídeo abaixo mostra uma seleção de imagens incríveis captadas pelas lentes das câmeras de diversos viajantes que compartilharam suas belezas conosco.


Comentários

Deixe uma resposta

  1. Avatar de Anônimo
    Anônimo

    Parabéns pelo artigo!

  2. Avatar de everton
    everton

    muito bom cara parabens;Um dos meus sonhos e conhecer esse lugar…….

  3. Avatar de modercai
    modercai

    Romulo gostaria do mapa de sua viagem gostaria de fazer esse roteiro indique se possivel as pousadas

  4. Olá, Modercai. Dá uma olhada neste artigo: [url]Roteiro da viagem ao Atacama[/url] Veja os demais registros da [url]Viagem ao Atacama[/url]. Está bem detalhada, mas se precisar de mais alguma informação, estou à disposição. Abraço

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Estou ancioso pela inauguração da loja de BH. Rômulo, você saberia informar algum telefone ou contato do pessoal da Groundforce? Tá chegando a hora da revisão da minha moto. Parabéns pelo site tá muito bacana. Abs,

  6. Obrigado, Daniel. O telefone é 2102 1450. E a loja mudou o nome para BH Harley-Davidson. Abraços

  7. Avatar de Rafael
    Rafael

    O 2° Brunch Oriental HDBH foi muito bacana. Apesar de não ter ido no primeiro, me senti à vontade, como se estivesse no meio de velhos conhecidos. É resultado do poder de entrozamento das motos(Harleys). O site com as fotos dos eventos e informações sobre os próximos encontros também tem contribuído muito, não tenho dúvida, para recuperar parte perdida da credibilidade da marca.

  8. Valeu, Rafael. Grande abraço

  9. Avatar de João Lino Fuck
    João Lino Fuck

    Belo texto e lindas imagens, moro no Vale do Itajaí/SC e vou com certa freqüência à serra, lugares muito bonitos.

  10. Avatar de Thales Nascimento
    Thales Nascimento

    Amigos, meu sonho seria a vida de vcs. Como conseguem ficar tanto tento fora do trabalho? Sou um pequeno comerciante e é quase impossível ficar tanto tempo fora.

  11. Avatar de Fraga

    Muito legal essa viagem.Quero fazê-la neste mês de fevereiro.Tô com uma XRE 300 com 1.000 km e ela vai pra estrada.


Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano