44° dia – 09/06/13 – domingo – Truth or Consequences (EUA)/ Santa Fé (EUA) – 210 milhas/ 340 km.
Engraçado o nome da cidade: “Verdade ou Consequências”… Tivemos ainda mais a certeza de que todos lá eram honestos! Arrumando a bagagem veio a nós uma moça oriental super simpática e perguntou se poderia tirar fotos das nossas motos. Muitas vezes fomos abordados assim por pessoas surpresas em saber que estávamos vindo do Brasil. Aliás, o Brasil desperta sempre uma grande simpatia. Bom, ela é da Tailândia e esposa do dono, Dan. Quando falei que tinha trabalhado em Bangkok e a cumprimentei em tailandês fez uma festa. Penn Moonsert Root, seu nome, ficou feliz também quando elogiei o seu bom gosto pela decoração do hotel.
Vimos no GPS um lago e antes de pegar estrada tomamos um breakfast no Denny’s e fomos conhecer o lago Elephant Butte. Infelizmente, estava com nivel muito baixo por conta da forte estiagem e achamos que seria desperdício pagar USD 10 pelo day use se iriamos apenas ver rapidinho. De cima tivemos uma boa vista e achamos impressionante um lago de águas azul turquesa no meio do deserto. O pessoal local aproveita muito porque tinha uma infinidade de barcas, lanchas, botes, etc.
Pegamos estrada rumo a Santa Fé e chegamos lá de tarde, mas ainda deu pra ver a praça e redondezas.
Um pouco de historia que ninguém é de ferro…:
A cidade de Santa Fé era ocupada originalmente por povos indígenas, encontrados entre 1050 e 1150. Um dos mais antigos assentamentos conhecidos é hoje o centro de Santa Fé e veio a ser formado depois de 900 DC quando um pequeno grupo de Nativos Americanos construiu um conjunto de casas em volta do que seria mais tarde a “Plaza”. Esse vilarejo era originalmente chamado Ogapoge. O rio Santa Fé, hoje considerado um dos mais ameaçados, provia de água seus habitantes.
Don Juan de Oñate liderou os primeiros esforços de colonizar a região em 1598 e estabeleceu Santa Fé como província da Nova Espanha.
Don Pedro de Peralta, entretanto, fundou a nova La Villa Real de la Santa Fé de San Francisco de Asis em 1610, aos pés das montanhas Sangre de Cristo.
Santa Fé é a terceira cidade mais antiga dos EUA.
Exceto pelos anos 1680-1692, em que a Revolta del Pueblo expulsou os espanhóis e depois reconquistada por Don Diego de Vargas, Santa Fé permaneceu província da Espanha até a guerra da independência do México em 1820.
(A foto da casa mais antiga dos EUA foi tirada numa outra viagem minha lá).
Santa Fé é uma atração à parte por sua arquitetura tipica e única. As paredes das casas foram construídas (e até hoje mantém essa técnica) com adobe e revestidas de argamassa de barro e capim, permitindo que as paredes “respirem”.
Fizemos amizade com um casal local e quando o Ruy falou que tocava samba no violão logo foi providenciado um e quase passei o capacete para ganhar umas moedinhas com o Ruy dando uma cancha…
Conseguimos um hotel econômico na Av. Cerillos e voltamos pra cidade. Conhecemos outro casal de Harley e por conta do bom papo perdemos a hora dos restaurantes da praça. Jantamos num bar próximo e fomos dormir já com o dia seguinte planejado.
Era hora da troca de óleo e meus dois pneus já estavam pedindo socorro. A moto do Ruy, além do óleo, tinha que revisar o comando de válvulas. Havia um dealer da Harley na própria Santa Fé e também em Albuquerque, que achamos melhor por ser cidade grande e com mais recursos.
Redação PHD Fernando
Deixe um comentário