3º dia – Ledesma – Iruya

Agora sim, começa a viagem por lugares bonitos, agradáveis e diferentes. O deslocamento sem muitas atrações é a parte cansativa da viagem, mas a partir de agora, com a paisagem interessante, o tempo voa.

De Ledesma, seguimos em direção a San Pedro de Jujuy e depois, San Salvador de Jujuy. Paramos em um mirador perto da cidade de Leon, e logo que retornamos para a estrada, fomos ultrapassados por varias motos BMW 1200 e algumas esportivas que estavam juntos, o pessoal estava com a mão pesada…

Logo estávamos em Purmamarca. Por diversas vezes, passei batido por esta cidade para não atrasar minha ida ou volta do Atacama. Mas desta vez queria conhece-la um pouco melhor. Entramos na cidade e já procurei a estrada para o caminho do Paseo de los Colorados.

Uma estradinha que passa por trás da cidade que pode ser feita a pé, em bike, em carro ou moto, muito rápido e dá para conhecer bem as diferentes formações rochosas existentes por ali. Rapidamente já estávamos de volta ao centro da cidade. Decidi fazer um lanche, desci da moto e comecei a sentir a diferença de altitude, mesmo estando somente a 2400 m. Já estive em altitudes muito maiores sem sentir nada, mas não sei o que aconteceu, Mas sabia que era algo consequente da altitude. Fizemos um lanche moderado, bebi um chá de coca e comprei algumas folhas.

A sensação de mal estar se acomodou e continuamos pela linda estrada que passa por Tilcara e Humahuaca em direção à fronteira com a Bolívia e também caminho para Iruya, cidade a 50 km da rodovia principal, em uma estrada com centenas de curvas à beira de precipícios.

Quando passamos por Tilcara, havia uma grande fila no posto de combustível e era fila única para motos e carros. Sempre administro a distancia entre os postos através do GPS, usando a visualização de pontos que estão na rota atual. Verifiquei que o próximo posto estaria em Humahuaca, distante 45 km. A moto do meu filho ainda não tinha entrado na reserva. Decidimos continuar subindo e abastecer em Humahuaca.

Fomos subindo tranquilamente, pois a XRE já tinha começado a sentir a altitude. Chegando a Humahuaca fui direto ao posto ACA, que não tinha gasolina. Tivemos que voltar para Tilcara. Era descida, mas o vento contra atrapalhou muito. Ainda bem que, quando chegamos, a fila tinha diminuído, mas mesmo assim, levamos quase uma hora para abastecer. Deste momento em diante começamos a levar 10 litros de gasolina reserva cada um.

Voltamos a subir, passamos novamente por Humahuaca e chegamos à estrada sem pavimento que nos levaria ate Iruya, um pequeno povoado / cidade cravada no meio de montanhas, em um lugar que, a não ser pela beleza, fica difícil entender porque aquele povo foi viver ali.

A estrada tinha muitas curvas, muitas mesmo, um sobe e desce incessante, algumas curvas ficavam à beira de profundos precipícios, todo cuidado era pouco. E continuamos subindo, e sensação de cabeça pesada, da pressão constante, começou a aparecer mais forte. Chegamos aos 4500 m. Descer da moto, parecia ser algo mais difícil, é preciso tomar um cuidado maior com a respiração, fazer movimentos moderados, tudo ajuda a não piorar o quadro.

Nos 4500 m tiramos algumas fotos e continuamos nossa jornada.

Ao fim da tarde, e após umas 2 horas que saímos do asfalto, chegamos na pequena Iruya. Paramos as motos próximas a um comercio, meu filho ficou cuidando delas e eu sai escalando as encostas da cidade a procura de um lugar para dormir. Cheguei a um lugar bacana, mas não tinha mais vagas, mas o dono Viktor me indicou a Hosteria Federico III. Tive que descer umas 4 quadras a pé até o hotel, acertei com gerente, e voltei para buscar as motos.

Andar em altitude com todo equipamento, começou a me deixar cansado.

Instalamos-nos e jantamos no próprio hotel, as motos ficaram guardados em uma casa próxima.

À noite a sensação de estarmos sofrendo com o mal de puna era ainda mais intensa. Tomamos remédio para dor de cabeça e fomos dormir.