32º dia – de Uberlândia a Belo Horizonte

Último dia de viagem, a menor distância a percorrer desde Porto Velho, mas a ansiedade para chegar a Belo Horizonte me fez acordar cedo e antes das 7h eu já estava na estrada. As ruas ainda estavam com pouco movimento, mas na estrada foi diferente.

Era feriado nacional, por isso, além dos muito caminhões, neste dia havia muitos automóveis, do pessoal que queria aproveitar o fim de semana prolongado para fazer um passeio.

Rever as montanhas de Minas foi muito bom. Mas a estrada entre Uberlândia e Araxá estava muito ruim. Alguns trechos era melhor trafegar no acostamento que na pista, em razão dos buracos e irregularidades.

Abasteci em Araxá. A partir daquela cidade a estrada melhorou, mas a quantidade de carros e caminhões continuou elevada. Uma grande quantidade de motocicletas passou na direção contrária a que eu ia, escoltadas por carros da Polícia Rodoviária Federal. Devia estar acontecendo um encontro na região. Passaram muitas motos fora do comboio também. Muitos motociclistas fazendo sinais com as mãos, me cumprimentando.

O segundo abastecimento foi em Bom Despacho, onde fiz um lanche mais reforçado. Passei por três praças de pedágio neste dia. Para uma estrada privatizada, as condições da pista deixam a desejar, principalmente até a cidade de Nova Serrana, Terra dos Calçados. A partir dessa cidade a estrada é duplicada e muito boa.

Na chegada a Belo Horizonte, o único defeito da valente Honda NC 750X em toda a viagem: a corrente de transmissão teve uma folga e começou a estalar quando arrancava após os sinais. Resolvi não parar para esticar e cheguei em casa antes das 13h, depois de percorrer 15.221 km.

Foram 11 estados brasileiros – Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso – e outros 4 países – França (Guiana Francesa), Suriname, Guiana e Venezuela visitados durante essa viagem de moto. Para mim a mais desgastante de todas que fiz até hoje. Muitos desafios, um grande aprendizado e mais um sonho realizado.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano