América Central, El Salvador
Puerto Quetzal – San Miguel (Parcial = 430 Km / Total = 37.123 Km)
Às 06:00h, sem escovar os dentes e sem café da manhã, após o banho matinal, a primeira providência foi colocar mais 1 litro de óleo no motor.
Acionei o botão de start e o ruído do motor melhorou bastante. Percorremos boas estradas sem sermos perturbados pela polícia, mas sempre atento aos buracos das pistas.
Na saída da Guatemala, em Pedro de Alvarado, o Raul fez o registro da minha Custódia, Imigração e Aduana.
Na entrada de El Salvador, em La Hachadura, me orientou quanto a localização da Imigração e da Aduana e seguiu o seu destino.
Realizei os trâmites da Imigração e na Aduana, repetiu-se o mesmo problema quanto a permissão de tráfego da moto. Outra vez, me deram 24 h para atravessar o país, porém, sem custódia, graças a Deus. Agradeci a rápida liberação, reorganizei a bagagem na moto e pé na estrada.
A estrada era muito boa e quando a policia me parava, repetia a mesma litania: sou coronel da Força Aérea Brasileira, tenho amigos oficias das Forças Armadas deste país, que fizeram o curso de oficial comigo na Academia da Força Aérea, no Brasil. Essa era a senha para sorrirem e me desejarem boa viagem.
Esgotado, parei às 15:00h em um bom hotel, às margens da carretera, em San Miguel. Tomei um belo banho, jantei decentemente, e antes de hibernar até o dia seguinte – sem esquecer de escovar os dentes – mandei um e.mail para o amigo John Agudelo da Air Cargo Pac, a fim de reservar o embarque da minha moto, de Panamá para Bogotá, no dia 12 de setembro.
PHD Artur Albuquerque
Deixe um comentário