Este projeto tem por base a realização de um objetivo nacional e pessoal: ser o primeiro português a percorrer todo o Continente Sul Americano numa moto de baixa cilindrada (125cc). Serão 20.000 km, 10 países, o deserto mais árido do mundo, a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), o maior salar, o pulmão do mundo, a estrada da morte, Machu Pichu, dentre muitos outros locais míticos deste continente.
Em fevereiro vou para Florianópolis para estudar em intercâmbio da universidade, no mestrado de Gestão. Quando terminar os estudos, em junho de 2018, vou arrancar nesta viagem solo com o objetivo de fazer camping selvagem e couchsurfing pelo caminho e desfrutar ao máximo tanto das noites de festa como de todas as belezas desse tão belo continente com o mínimo custo possível.
Os maiores desafios deste projeto serão realizá-lo com uma mota de baixa cilindrada e as dificuldades do percurso, que em grande parte não existe piso asfaltado! Outra dificuldade será tornar o projeto low cost ao máximo, o que tornará tudo mais duro e difícil. As pernoites serão quase na sua totalidade em acampamento selvagem ao lado da moto e nos locais de altitude poderei encontrar temperaturas negativas e neve.
A viagem terá a duração de 4 meses, já a contar com muitos imprevistos que sem dúvida irão surgir, muita cultura e muita aventura, tudo para tentar alcançar algo que um português nunca realizou e deixar uma pequena marca na história deste tão glorioso país. Só quero levar a nossa cultura mais longe e poder representar o meu país por este mundo afora!
O meu grande desafio nesta viagem vai além dos quilômetros que irei fazer.
Mudar o meu olhar sobre a vida, inspirar outras pessoas a enfrentarem o desconhecido e compartilhar o bem com aqueles que atravessarem os meus caminhos são algumas das minhas maiores missões. O mais importante não é chegar, mas sim aproveitar o caminho! Sair da tenda com o desejo de aproveitar cada instante, de aprender com cada obstáculo que surja e vivenciar cada quilômetro passado como se fosse o último. Assim, chegar ao destino final não é o grande objetivo, mas sim uma das etapas da minha jornada.
Esta é a base do projeto para alcançar o meu objetivo de ser o primeiro português a realizar uma viagem desta dimensão numa moto de tão baixa cilindrada. Passar a cordilheira dos andes em pleno inverno – chega a atingir mais de 5000 metros de altitude e sem estrada pavimentada – será somente um dos pequenos obstáculos a tantos desafios que serão impostos a esta pequena máquina.
Mais Detalhes – Volta à América do Sul de 125cc
- Moto: 125cc a 4 tempos
- Distância a ser percorrida: Cerca de 20000 km
- Duração: cerca de 4 meses
- Partida: Florianópolis – SC, Brasil – Junho de 2018
- Chegada: Caracas – Venezuela – outubro de 2018
- Países: Todos os países da América do Sul com passagem por estrada (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Equador e Venezuela)
- Capitais: 8 Capitais (Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, La Paz, Quito, Lima, Bogotá e Caracas)
- Locais e objetivos/principais: Mendoza (das melhores zonas de vinho), Parque Aconcágua, Christ of the Andes, Cordilheira dos Andes, Deserto do Atacama, Humberstone (cidade fantasma), Machu Pichu (uma das 7 maravilhas do mundo), Estrada da Morte (estrada mais perigosa do mundo), Lago Titicaca (lago navegável mais alto do mundo), Salar de Uyuni (maior salar do mundo), Foz do Iguaçu, visita à Amazônia Boliviana (Amazônia, o pulmão do mundo), Quito, Zona de Pablo Escobar em Medellín, a famosa capital da Venezuela…
- Pernoites: Acampamento selvagem ao lado da moto e muito pontualmente, se necessário, hostel’s (pois nas capitais e cidades grandes torna-se complicado acampar). Possibilidade também de se realizar Couchsurfing em algumas zonas. Objetivo máximo Low Cost.
Meu nome é André Sousa, sou Português, tenho 22 anos, sou um super apaixonado por motos e faço o campeonato nacional de Velocidade 600cc em Portugal e Espanha. A minha equipe (Clube Motorizado do Troço) tem duas motos com que compito: MV Agusta F3 e Triumph Daytona 675.
Deixe um comentário