Viagem de moto até a Serra do Piloto, Araras

Serra do Piloto e Serra das Araras

No dia do aniversário da cidade do Rio de Janeiro, primeiro de março, minha esposa Camila e eu decidimos fazer nossa primeira viagem com a Alcione, nome que demos a nossa Royal Enfield Meteor 350 Supernova Brown.

Começamos nosso trajeto pela Avenida Brasil, que por sinal estava com trânsito bem tranquilo, visto que a data também era o feriado de carnaval, indo sentido Mangaratiba. Fizemos uma parada estratégica na BR-101 para um café e um pão na chapa e seguimos viagem.

Como era de se esperar, a tranquilidade no trânsito chegou ao fim. Vários trechos com engarrafamentos que seguiam até as entradas das cidades praianas. E assim fomos pelos corredores do trânsito até chegar a Mangaratiba.

A Serra do Piloto, ou Rodovia Luiz Ascendino Dantas (RJ-149), inicia assim que você sai da BR-101 e entra em Mangaratiba. Logo no início, é possível ver as Ruínas da Praia do Saco. Mais a frente é possível visitar outros pontos turísticos como o Mirante Imperial, Cachoeira dos Escravos, Ruínas da Igreja de São João Marcos, etc.

A Serra do Piloto finaliza em Rio Claro, bem ao lado da rodoviária da cidade. A estrada é boa e tem pouquíssimos buracos. Passamos por alguns túneis de árvores, várias subidas, descidas e curvas para todos os lados e com diferentes inclinações. Ou seja, aquele tipo de estrada que todo motociclista procura.

Em Rio Claro, minha esposa e eu fizemos um lanche. Optamos por não almoçar, pois o dia estava muito quente e não queríamos correr o risco de passar mal devido ao calor. Quando estávamos vestindo as jaquetas e capacetes do lado de fora da lanchonete encontramos um homem que estava sentado bebendo alguma coisa. Ele disse que era holandês, que tinha percorrido o trajeto da Serra do Piloto de bicicleta e que estava descansando pra poder voltar pra Mangaratiba. Desejamos boa sorte e boa viagem pra ele e partimos.

Agora o destino era nossa casa. Seguimos por estradas vicinais, não muito boas, sentido Passa Três e Piraí. A vendedora da lanchonete de Rio Claro nos disse que a estrada que seguia para Barra Mansa era bem melhor, mas com trajeto bem maior. Decidimos pelo caminho mais curto.

Saindo da cidade de Piraí pegamos a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) sentido Rio de Janeiro. Poucos quilômetros à frente, começamos a descer a Serra das Araras. Paramos na metade da descida para mais um lanche e uma água de coco bem gelada.

Seguimos dali direto até em casa. A viagem foi cansativa devido ao calor e aos engarrafamentos, mas isso não impede um novo percurso.

Deixo algumas fotos do passeio.