Serra da Canastra

Aproximadamente uns seis meses atrás, planejei comprar uma Yamaha Fazer 250, um sonho que concretizei quando adquiri uma lindona, cor azul, ano 2008, que apelidei de AZULICA.

A partir de então comecei a delinear um plano de realizar uma visitinha para uns tios, tias e uma boa quase centena de primos e primas, todos moradores da linda e acolhedora Bambuí-MG.

Marquei uns dias de férias na empresa para o início de julho e o pensamento de fazer aquela tão sonhada viagem ao “Circuito da Canastra” ganhou força.

Moto revisada, mochila pronta, dinheiro na conta, foi dada a contagem regressiva para a viagem.

IDA

A partida de Goiânia – GO ocorreu no dia 03/07/2013 às 09h30. A viagem iniciou pela GO-020, que vai de Goiânia até Catalão-GO. Às 12h45 fiz uma parada para um rápido almoço com comida caseira num restaurante às margens da GO-020, na cidade de Ipameri-GO. Depois de um breve descanso, moto na estrada. Passei por Catalão aproximadamente as 15h30, seguindo então pela BR-050 até o trevo de acesso da MG-223 e depois pela BR-365 até Patrocínio-MG, onde passei às 18h33. Segui viagem pela MG-230 e MG-187, pegando um pedacinho da noite, até chegar a Ibiá-MG às 20h37, onde pernoitei em um aconchegante dormitório próximo à rodoviária da cidade.

Ibiá é uma cidade na serra da Canastra, então, você pode deduzir que no mês de julho é bem frio. Azulica na garagem, banho tomado, um bom lanche realizado, a cama era a melhor coisa no momento.

Alvorada às 7 horas e moto na estrada às 07h42. Depois de um rápido café, peguei a estrada em direção a Bambuí, percorrendo a MG-187 até o trevo da BR-262. Segui pelas belas curvas da 262, entres as serras e os lindos cafezais mineiros. O famoso circuito da Canastra é lindo, com cidades aconchegantes e um povo bem hospitaleiro. Deixei a BR-262 e segui pela MG-354 percorrendo uma bela paisagem em uma longa descida da serra da Canastra.

Cheguei em Bambuí-MG às 10h28 do dia 04/07/2013. Fui recepcionado pela prima Marlucia, seu esposo Wilkson e a princesinha da casa, a pequena Jennifer. Que recepção linda, fizeram pra mim um suculento almoço com a tradicional comida Mineira.

Depois de um bom papo, conversa colocada em dia após 14 anos sem ir a Bambuí, foi a vez de sair em visita aos tios e aos primos. Dias 4 e 5/06/2013 foi utilizado para visita aos parentes e amigos. Reservei a parte da manhã do dia 6 (sábado) para dar um bom banho na AZULICA. Levei-a à oficina do NENA para ajustar a corrente e aplicar um bom óleo na relação, preparando para a subida da serra no dia seguinte.

REGRESSO

Dia 7, alvorada às 7 horas, café com pão de queijo mineiro, despedida dos primos queridos Marlucia, Wilkson, jennifer, Luci, Itamar, Maria e filhos e por ai vai.

Moto na estrada às 08h19. Estava bem frio, então, decidi que meu regresso seria pela MG-354 e BR-262 via Araxá. Estava subindo a serra e, próximo a um viaduto, me deparei com um irmão caminhoneiro com sua carreta quebrada. Com o espirito de irmandade aflorado, só me restava ajuda-lo, pois o mesmo necessitava soldar uma peça pequena. Me ofereci levar a peça até a cidade de Campos Altos que ficava mais ou menos a uns 30 km dali. Segui com a peça em direção a Campos Altos e, informado que na cidade tem um torneiro mecânico por nome de Valdeci, fui à sua procura. Achei o Valdeci e o cara foi sensacional, soldou a peça e não queria cobrar porque depois de um bom papo, descobri que ele é membro de moto clube na cidade. Pagamento feito, regressei para o local onde se encontrava a carreta quebrada, o motorista, um gaúcho, ficou extremamente grato.

Favor realizado, coloquei a AZULICA de volta na estrada, já bem atrasado. Continuei pela BR-262 até Araxá, depois peguei a BR-452 até Uberlândia-MG, MG-452 até o entrocamento da BR-153 e BR-153 até Goiânia-GO, percorrendo um total de 1440 km ida e volta.

Foi um bela viagem e, quem quiser curtir o circuito da Canastra, façam porque é uma bela região.

Abraços a todos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano