A Califórnia é um dos maiores estados americanos e principal destino de praia do país, devido à extensa faixa litorânea e à cultura, que sempre privilegiou um estilo de vida mais liberal. Claro que o clima e diversos outros fatores históricos contribuíram para a Califórnia ser a região menos conservadora dos Estados Unidos,
o que certamente influenciou o estabelecimento de algumas regras que trazem para o estado a imagem de proporcionar muita qualidade de vida.
A costa oeste americana, entre as cidades de Los Angeles e San Francisco, é uma região que deve estar na lista de roteiros de qualquer apaixonado por viagens de moto. As praias, paisagens, vida noturna e diversas atrações pelo caminho, transformam a viagem em uma imensa mistura de sentimentos e emoções.
O trajeto que recomendo tem cerca de 1.700 km e deve ser feito em pelo menos 10 dias. Pegue uma Harley-Davidson e aproveite bastante este caminho, pois ele vale a pena.
Los Angeles e Hollywood
Não deixe de reservar um ou dois dias da sua viagem, antes de pegar estrada, para conhecer Los Angeles, Beverly Hills e Hollywood, colocando no seu roteiro visitas à calçada da fama, Teatro Kodac, Rodeo Drive e Universal Studios. Suas opções incluem também parques de diversões, monumentos arquitetônicos, museus e galerias de arte, praias, parques, passeios e compras. Depois que o sol se põe você encontrará uma abundância de opções noturnas, incluindo cinemas (é lógico), assim como música e comédia ao vivo apresentada por renomados e novos artistas.
1º dia na estrada – de Los Angeles a Bakersfield – 180 Km
Inicie a viagem seguindo para San Joaquin Valley (maior vale irrigado do mundo). É o nome dado à parte do Vale Central, na Califórnia, que fica situado a sul do delta do Rio Sacramento em Stockton.
Pegue a Hollywood Freeway 101 (El Camino Real) e em seguida a Golden State Highway 5. A primeira cidade a ser visitada é Bakersfield, sede do condado de Kern. Fundada em 1869, possui 350 mil habitantes, é a terceira Cidade mais populosa do interior da Califórnia, cuja economia é a extração e refino do petróleo, agricultura e alimentos.
2º dia na estrada – de Bakersfield a Yosemite Park – 250 km
Saindo de Bakersfield pela Golden State Highway 99, vá em direção ao famoso parque das arvores gigantes (sequoias) chamado Yosemite National Park, localizado nas montanhas da Serra Nevada, nos condados de Mariposa e Tuolumne.
Uma foto ao lado de algumas das arvores mais altas e mais velhas do mundo é uma experiência fascinante para nós brasileiros. Antes de chegar ao parque, passe em Fresno para almoçar e abastecer a moto. Você encontrará um lugar agradável para pernoitar em Oakhurst, bem pertinho do parque.
3º dia da estrada – de Yosemite Park a San Francisco – 310 km
Deixe o Yosemite e vá para San Francisco, a quarta cidade mais populosa da Califórnia. San Francisco é uma das mais charmosas e autênticas cidades norte americanas. Ela é mundialmente conhecida como a cidade dos bondinhos e das ladeiras, cenário de muitos filmes famosos.
Tire um dia extra para passear por San Francisco. Obrigatoriamente você deve atravessar a Golden Gate, que liga a cidade de São Francisco a Sausalito, na região metropolitana de São Francisco, atravessando o estreito de Golden Gate. A ponte é o principal cartão postal da cidade e uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos.
Sausalito é o bairro mais famoso de San Francisco com suas casinhas que lembram Paraty, à beira mar. Não deixe de conhecer o Pier 39 e o Fischerman’s warfs – Local dos bares e restaurantes. Imperdível também uma visita a Alcatraz, a prisão mais famosa do mundo. Lembre-se de fazer a reserva antecipada.
Outros locais obrigatórios para visitar em San Francisco são: Golden Gate National Recreation Area, que oferece uma vista privilegiada da cidade e da Famosa Golden Gate; o Union Square; o bairro Chinatown; a Teiner Street com suas belas casas em estilo vitoriano, uma volta nos bondinho com parada na Lombard Street com suas curvas sinuosas e sua descida incrível. O que não falta são atrações para você conhecer nesta fantástica cidade.
4° dia na estrada – de San Francisco a Monterey – 181 Km
Depois de conhecer San Francisco, é hora de seguir viagem pela rodovia escolhida como a mais bela dos Estados Unidos, a Pacific Coast Highway ou California State Route 1. Agora a viagem terá como cenário, lindas paisagens da costa do Oceano Pacífico. Muitos fazem essa viagem no sentido contrário, de Los Angeles até San Francisco, mas neste nosso roteiro, você percorrerá a estrada no sentido dos lugares de parada, não tendo que atravessar a estrada para apreciar melhor a natureza. Tudo é para ser feito sem pressa, porque tem muito que ver pelo caminho.
Primeira parada em Half Moon Bay 40 km de San Francisco, uma praia que fica à beira da estrada e muito procurada pelos surfistas.
Em seguida você chegará a Monterey, uma cidade à beira mar, cuja atividade principal é a pesca e foi a primeira capital da Califórnia. Os lugares obrigatórios para visitar são o Royal Presidio Capela, Monterey State Historic Park, Custom House, Soberanes House, Larkin House, e outros edifícios de adobe, bem como o Pier na Cannery Row com suas construções de madeira e o Monterey Bay Aquarium (Um dos aquários mais famosos do mundo) e da loja da Harley, tudo num cenário deslumbrante.
5° dia na estrada – de Monterey a San Luis Obispo – 220 Km
Continuando pela California State Route 1 em direção à aconchegante San Luis Obispo passe pela charmosa Carmel, ponto de partida para uma das regiões mais bonitas da costa oeste dos Estados Unidos: a Big Sur. Carmel é a cidade que Clint Eastwood foi prefeito. Ela foi refugio dos artistas nos anos 60/70 e é uma graça, com suas casinhas baixas, milhares de galerias de arte e restaurantes famosos. Reserve um tempo para andar pelas ruas da cidadezinha. Volte para a estrada margeando a costa do pacifico com suas belas paisagens da Big Sur.
Ao passar pela Bixby Bridge, pare em um dos pontos de observação em suas extremidades para tirar fotos e se embasbacar com a paisagem. A Bixby Bridge é uma ponte com um arco de concreto com mais de 80 metros de altura e 200 metros de comprimento.
Faça uma pequena parada também em Morro Bay para apreciar e depois continue seu passeio até chegar em San Luis Obispo, o destino do dia.
6° dia na estrada – San Luis Obispo a Santa Barbara – 165 Km
Após uma boa noite de sono, pegue estrada rumo a Santa Barbara, uma cidade universitária e lar de muitos famosos de Hollywood. Também chamada de “Pérola da Riviera Americana”, é conhecida pela sua arquitetura em estilo colonial espanhol.
Conheça as belíssimas praias dessa maravilhosa cidade que tem 300 dias de sol por ano. É uma boa chance para quem pretende fazer algumas compras e curtir um passeio durante o dia. Na avenida principal existem várias lojas, bares e restaurantes. A cidade é bem bonita, com todas as casas e construções pintadas em branco.
7º dia na estrada – de Santa Barbara a Los Angeles – 165 Km
Último dia na estrada será de retorno à cidade origem, mas antes passe por lugares fantásticos como Carpinteria, Ventura e Malibu, desfrutando como despedida das belíssimas paisagens da Pacific Coast Highway 1.
Agora é preparar as malas e pegar estrada, mas aproveitando em todos os detalhes as paisagens pelas quais vai passar, esteja sozinho ou com garupa. Aproveite para curtir e relaxar. Não esqueça de tirar fotos e nos mandar.
Deixe um comentário