Viagem ao Sul do Brasil

Fiz essa viagem em março 2012 pilotando minha “azul” Harley-Davidson Heritage acompanhado da minha esposa. O objetivo foi conhecer a região sul a partir de Curitiba, que já conhecia. Então, estabeleci o seguinte roteiro: Curitiba- Blumenau- balneário Camboriú – Serras catarinenses (Urubici, São Joaquim e a Serra do Rio do Rastro) – Floripa – Serra gaúcha
(Canela, Gramado com a rota do sol) – Bento Gonçalves e Porto Alegre, retornando com visita ao parque Beto Carrero World.

A viagem durou 18 dias e rodamos cerca de 6.700 Km (ida e volta).

A estrada

Fundamentalmente utilizei a BR 116 – Régis Bittencourt, com pista dupla em todo trajeto, exceto pela descida da Serra do Cafesal, um pouco depois de São Paulo, que está em obra e é pista simples. Também há pedágios em todo trajeto,

Atrações – as cidades

1 – Camboriú é um lindo balneário. Sua praia é lindíssima e ainda há um bondinho, que proporciona uma vista maravilhosa do balneário e proporciona acesso a outras praias.

{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}

2 – Blumenau cativa especialmente pelo parque de Oktoberfest, já que não abre apenas para o evento famoso. Há barzinhos e comidas típicas à vontade.

3 – Floripa encanta pelas praias e pelos bares existentes no meio da avenida beira-mar. A praia da Joaquina ainda é meio selvagem e sua água é bem fria.

4 – São Joaquim é uma cidadezinha acolhedora, cuja maior atração é o frio, que não encontramos.

{gallery}1013/serras{/gallery}

Para o motociclista

1- A Serra do Rio do Rastro. Realmente incríveis suas curvas ao longo dos 10 Km. É um passeio imperdível para motociclistas.

2- A pedra furada em Urubici. Saindo de Urubici, que já é uma cidade alta, sobe-se mais uns 1.000 metros em estrada boa e cheia de curvas. A vista é fantástica e o frio aumenta muito.

3- A subida da rota do sol em direção à serra gaúcha, Gramado e Canela. São curvas e viadutos fantásticos contornando as montanhas.

Problemas

Nenhum, exceto o incômodo do calor. É que fomos em março, esperando um verão já finalizado. Mas nada, realmente o calor foi o maior incômodo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *