Rastro da Serpente, Estrada da Graciosa e Caverna do Diabo

Há tempos vinha programando uma viagem de moto com minha esposa. Aproveitando as férias dos filhos, programei 10 dias férias no meu serviço e no dia 19 de julho eu, minha esposa Ana Paula e a minha BMW F 800 GS Adventure saímos de Passos (MG) para conhecer o Rastro da Serpente e a Estrada da Graciosa.

Saímos cedo no sentido Capão Bonito (SP) e fizemos uma viagem tranquila, mas nos últimos quilômetros o frio apertou. Por volta das 16h e depois de 530 km percorridos, chegamos a Capão Bonito com uma temperatura de 10 graus.

Fomos ao bar Porthal do Rastro da Serpente, um bar temático muito bacana, onde a decoração é toda relacionada às motocicletas e ao rock n’roll. Nesse bar conhecemos um colega de São José dos Campos (SP), Mauricio Viveiros, que estava viajando de moto sozinho. A ideia dele era ir até Urubici (SC). Ele nos acompanhou até Curitiba.

Viagem de moto rastro serpente

Dormimos em Capão Bonito e no dia seguinte, dia 20/07, iniciamos o passeio pela estrada do Rastro da Serpente, até Apiaí (SP), onde rodamos uns 100 km. A estrada estava em obras e pegamos alguns pontos de parada, mas deu para curtir o belo visual da região.

Inicialmente a ideia era fazer uma visita à caverna de Santana, localizada no Parque Estadual do Alto da Ribeira. Entretanto, devido ao frio, estrada de terra em más condições e horário curto, desistimos do passeio.

À noite, em Apiaí, acho que foi uma das noites mais frias do ano, temperatura próxima de zero.

No dia seguinte, dia 21, seguimos pela estrada do Rastro da Serpente até Curitiba. No trecho entre Apiaí e Ribeira (divisa dos estados de São Paulo com o Paraná) ainda pegamos trechos em obras com algumas retenções e muita neblina, mas um belo visual. Depois que atravessamos o rio Ribeira, chegamos ao município de Adrianópolis (PR). O trecho paranaense do Rastro da Serpente não estava em obras e, com um céu azul, pudemos curtir melhor a paisagem e as curvas da estrada.

Passamos pelos municípios de Tunas do Paraná e Bocaiuva do Sul até chegar a Curitiba, depois de termos rodado cerca de 170 km. Em Curitiba, depois de dar entrada no hotel, fomos visitar o Jardim Botânico e à noite encontramos com alguns amigos, também motociclistas: (Marcelo, Bueno, Eliel, Fábio e o Cleiton com suas respectivas esposas). O ponto de encontro foi o Hard Rock Café.

Viagem de moto rastro serpente

No sábado, dia 22, combinamos com os amigos de ir a Morretes (PR) pela Estrada da Graciosa. Um passeio incrível pela linda estrada com trechos em paralelepípedos, cheia de curvas e com um visual maravilhoso. Depois conhecemos a bela cidade de Morretes.

No domingo, dia 23, fomos fazer um passeio no caminho do vinho em São José dos Pinhais (PR). Depois fomos ao Mercado Municipal de Curitiba, ao Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) e Ca’dore espaço gastronômico, todos em Curitiba.

Na segunda-feira, dia 24, decidimos tocar até a cidade de Eldorado (SP) pela Rodovia Regis Bitencourt (BR-116), para fazer um passeio em uma caverna, objetivo que não tinha dado certo em Apiaí, só que desta vez fomos visitar a Caverna do Diabo, a maior caverna do estado de São Paulo. Rodamos 253 km até a caverna e fizemos um passeio magnífico, acompanhados por um guia local.

Resolvemos dormir em Eldorado, que fica a uns 45 km da caverna. No dia seguinte, terça-feira, dia 25, decidimos que iríamos dormir em Campanha (MG), cidade, mais antiga do Sul de Minas, onde nossos filhos estavam passando as férias na casa dos avós. Seguimos viagem pela Régis Bitencourt, sentido São Paulo, passamos pelo Rodoanel até o município de Caieiras (SP) e seguimos até Mairiporã (SP), até pegar a rodovia Fernão Dias. Depois de 545 km chegamos a Campanha (MG).

No Sábado, dia 29, seguimos viajem até Passos (MG), nossa casa. Ao todo foram 2.080 km, 10 dias de viagem, passando por belas estradas, sendo duas (Rastro da Serpente e Graciosa) entre as estradas mais bonitas para se passear de moto, belas cidades, lugares maravilhosos e uma caverna de encher os olhos com tamanha beleza.