Há três meses o documentarista de natureza Fernando Lara está na estrada fazendo uma viagem de moto sozinho, registrando as belezas naturais de 30 parques e reservas biológicas do País a bordo de uma Honda Bros 150cc.
O objetivo principal da viagem, inserida no Projeto Rotas Verdes Brasil, é a produção de um livro digital (e-book) que será disponibilizado gratuitamente pela internet como forma de promover a conscientização ambiental e a importância da preservação das belezas naturais do nosso País.
A previsão é concluir a expedição em 15 de dezembro deste ano, quando já deverá totalizar cerca de 18.000 km, passando por 20 estados brasileiros. Até agora ele passou por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e agora ele está em Mato Grosso.
Durante a Rotas Verdes Brasil, você poderá acompanhar no blog do projeto o diário da expedição, com informações, fotos e vídeos do dia a dia de Fernando Lara. O documentarista é especializado no rastreamento de animais e irá contar as técnicas de aproximação das mais exóticas espécies da fauna brasileira, quase sempre sem uso de captura. Sacrifício ou outros meios cruéis de aproximação de animais não serão utilizados. Também não ficarão de fora, imagens de plantas, paisagens e os mais curiosos e variados aspectos antropológicos do País como forma de promoção das belezas humanas do território nacional.
O documentarista
Fernando Lara tem 30 anos, é natural de Ipatinga (MG) e tem experiência de 10 anos documentando e registrando a fauna e a flora do Brasil e do mundo. Fundador do grupo F&F Documentários, o expedicionário já passou por regiões como pantanal matogrossense, amazônias brasileira e boliviana, além de países da África como Tanzânia, Quênia, Ruanda e Uganda.
Rota da viagem de moto
O percurso teve início no Parque Estadual do Rio Doce – a maior reserva de Mata Atlântica de Minas Gerais. Em seguida, o documentarista seguiu para o Parque Estadual do Ibitipoca (MG) e continuou em direção as unidades de conservação no Rio de Janeiro, São Paulo, estados da região Sul, Pantanal, Amazônia, litoral Norte e Nordeste, terminando no Espírito Santo. Durante todo este trajeto, Fernando Lara irá documentar a fauna, a flora, além de aspectos geográficos e antropológicos, registrando o que há de mais belo nos principais biomas brasileiros.
Abaixo, as unidades de preservação por onde o Rotas Verdes Brasil já passou:
- Parque Estadual do Rio Doce (MG)
- Parque Estadual do Ibitipoca (MG)
- Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)
- APA Cananéia-Iguape-Peruíbe (SP)
- Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (PR)
- Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (SC)
- Parques Nacionais Aparados e Serra Geral (SC/RS)
- Estação Ecológica do Taim (RS)
- APA Ibirapuitã (RS)
- Parque Nacional do Iguaçu (PR)
- Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS)
Fernando Lara está hoje na RPPN SESC Pantanal (MT) e as próximas unidades de preservação a serem visitadas serão:
- Floresta Nacional do Jamari (RO)
- Parque Nacional de Anavilhanas (AM)
Deixe um comentário