Expedição Caminho Velho da Estrada Real

Com o objetivo de percorrer o Caminho Velho da Estrada Real, e obter o máximo de Carimbos (dos 20 possíveis) no passaporte, o casal Marco Aurélio e Ana Lúcia Lima fez uma viagem de moto de dois dias e meio partindo de Caraguatatuba (SP) até a cidade histórica mineira de Ouro Preto (MG).

Cidades percorridas: Paraty, Cunha, Guaratinguetá, Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte, Pouso Alto, São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cruzília, Carrancas, São João del Rei, Tiradentes, Prados, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Congonhas, Santo Antônio do Leite e Ouro Preto.

Viagem de moto Estrada Real Marco

• Moto utilizada: Yamaha Fazer 600 ano 2006, com baú traseiro.
  • Piloto: Marco Aurélio e Garupa Ana Lúcia
  • Distância: cerca de 2500 km ida e volta
  • Despesas: R$ 2.000,00
  • Objetivo: Refazer o.
  • Data de saída: 01/03/2018

Nota: no site do Instituto da Estrada Real é possível obter mais informações sobre como retirar o passaporte e assim programar-se para iniciar a expedição.

Viagem de moto Estrada Real Passaporte

Cidade 01 – Paraty – No nosso caso, fomos antes à cidade de Paraty (RJ) para retirada dos passaportes. Aproveitamos para curtir a viagem de moto de Caraguatatuba até Paraty pela SP-055 e BR-101, com direito a paradas para apreciar as paisagens, almoço e retorno no mesmo dia.

Viagem de moto Estrada Real Paraty

No dia 01/03/2018, iniciamos nossa expedição propriamente dita. Muitas respostas estavam em aberto, como por exemplo: em quantas cidades iríamos conseguir os carimbos diariamente? Em qual cidade iríamos pernoitar? Como seria a recepção nos locais de carimbos dos passaportes? Enfim, isto não chegou a ser um problema e sim um desafio.

Cidade 02 – Cunha – Foi um percurso bem tranquilo entre a Rodovia dos Tamoios até a Carvalho Pinto, sendo que, para a nossa surpresa, no dia anterior a ligação da Carvalho Pinto até a Rodovia Oswaldo Cruz estava liberada. Paramos e aproveitamos para informar nossos amigos da liberação.

Cidade 03 – Guaratinguetá – Visitamos a casa do Frei Galvão ao lado da Basílica. Tiramos fotos e fizemos orações. Até a próxima parada, 70 km distante, aproveitamos para curtir a boa estrada com nossa moto.

Viagem de moto Estrada Real Frei Galvao

Cidade 04 – Passa Quatro – Foi a primeira cidade depois de sairmos do Estado de São Paulo. O acesso para a cidadezinha tipicamente mineira estava muito bom.

Cidade 05 – Itanhandu – Outro local onde conseguimos o carimbo sem dificuldades, foi fácil a localização do Hotel Terra Sul.

Viagem de moto Estrada Real Itanhandu

Cidade 06 – Itamonte – O local de carimbo é no primeiro posto à esquerda, na entrada da cidade (no Buffalo). O atendimento da simpática atendente foi nota 10.

Cidade 07 – Pouso Alto – Tivemos que optar por outro local para obter o carimbo, pois a Secretaria de Turismo Municipal estava fechada (passavam das 17h). Mas não foi complicado, o hotel fica às margens da rodovia, do lado direito – Hotel Serraverde.

Cidade 08 – São Lourenço – Na nossa programação era para termos pernoitado em Caxambu, porém não foi possível, então pernoitamos em São Lourenço, cidade que já conhecíamos de outras viagens.

Viagem de moto Estrada Real Sao Lourenco

Cidade 09 – Caxambu – Incrível coincidência o recepcionista do Hotel onde obtivemos o carimbo é sobrinho de um amigo nosso de Caraguatatuba, Sr. João Barbeiro.

Cidade 10 – Baependi – Para chegar à igreja de Nhá Chica, tinha uma ladeira bem íngreme. Enquanto eu manobrava a motocicleta, a esposa foi colher os carimbos.

Cidade 11 – Cruzília – Hummmmm o queijo de lá é sensacional. Apreciem.

Cidade 12 – Carrancas – No laticínios recebemos a informação de que teríamos 35 km de estrada de terra até Carrancas, e como minha moto não é apropriada para este tipo de terreno, resolvemos seguir até a próxima parada, São João Del Rei. No entanto, a volta era considerável, cerca de 200 km a mais. A estrada nos leva á BR-040 sentido Juiz de Fora. Sugestão: seguir em direção às cidades de Arentina, Andrelândia e Madre de Deus e entrar antes do viaduto da Ferrovia do Aço.Neste trajeto é possível economizar uns 150 km até São João del Rei.

Cidade 13 – São João Del Rei – Sinos que falam… Centro de Apoio ao Turista em frente à Catedral.

Cidade 14 – Tiradentes – Piso muito ruim para o deslocamento com motocicleta em volta da praça principal, mas compensa, a cidade é muito bonita.

Cidade 15 – Prados – Cidade bem interessante. Muitas Igrejas e ladeiras. Estava começando a escurecer e achamos prudente pernoitar em Prados e seguir viagem na manhã seguinte, pois a estrada tinha algumas crateras. O local de carimbo é na Loja do Vavá, ao lado do Posto Ale.

Cidade 16 – Lagoa Dourada – É a Cidade do Rocambole. Vale a pena fazer uma boquinha enquanto carimba os passaportes. Muito show.

Cidade 17 – Entre Rios de Minas – Tranquilidade total, fácil acesso e o local de carimbo fica em uma pousada.

Cidade 18 – Congonhas – Cidade do Mestre Aleijadinho, a Basílica está em restauração e tem uma rampa considerável para chegar até lá.

Viagem de moto Estrada Real Congonhas

Cidade 19 – Santo Antônio do Leite – Fica cerca de 20 km depois de Ouro Preto.

Cidade 20 – Ouro Preto – O local de carimbo é no Hotel Solar de Maria. Vale a pena se hospedar.

Viagem de moto Estrada Real Ouro Preto

Muito interessante refazer o Caminho Velho da Estrada Real. Levamos dois dias e meio a uma velocidade média de 80 km/h, sendo que, no caminho inverso, quando da extração do ouro, segundo informações dos guias, os viajantes levavam 75 dias para completar o percurso até a cidade de Paraty.

Também visitamos a Mina da Passagem em Mariana, tendo a oportunidade de sentir a emoção de descer até onde o ouro era retirado.

Viagem de moto Estrada Real Mariana

Bem amigos, estas foram nossas vivências ao refazer o Caminho Velho da Estrada Real. Outros relatos estão no Facebook: “Estradas Malima”, onde os amigos foram acompanhando nossa expedição e fazendo seus comentários e dando dicas de visitação.

Abraços e até a próxima expedição.