Casal larga tudo e inicia viagem de moto de um ano pelas américas

No último dia 15 o casal Claudio Ferreira e sua esposa Cristiane Azevedo iniciaram uma viagem de moto pelas Américas do Sul, Central e do Norte com previsão de ficarem um ano na estrada e conhecer Ushuaia na Argentina e Prudhoe Bay no Alaska, localidades que ficam nos extremos do continente americano.

O casal saiu de Brasília, onde moravam, em direção à cidade argentina de Ushuaia, no extremo sul da América do Sul. De lá eles pretendem seguir em direção ao norte do continente até chegar ao estado americano do Alasca. Durante a viagem eles pretendem percorrer cerca de 80 mil quilômetros de estradas de 17 países, com especial atenção para o Canadá e Estados Unidos, onde pretendem explorar vários estados.

O roteiro inclui várias cidades e atrações brasileiras, como Araxá (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Serra do Rio do Rastro (SC) e Porto Alegre (RS). Do Brasil eles entrarão no Uruguai e depois percorrerão toda a extensão da Argentina, de norte a sul, até chegar à cidade de Ushuaia na Terra do Fogo. Depois passarão pelo Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Belize, México, Estados Unidos e Canadá, para finalmente chegar ao estado americano do Alasca, ligando as extremidades sul e norte do continente em uma única viagem de moto. Depois retornarão pelo Canadá, entrando novamente nos EUA.

Viagem de moto Ushuaia Alaska

A moto escolhida para a viagem foi uma BMW GS 1200 Standard ano 2009, que Cláudio comprou usada com 7.000km rodados. A moto foi preparada para a aventura do casal. Nela foram instalados acessórios para melhorar o conforto e a segurança, como protetores de motor fabricados por encomenda, GPS, tomada 12v e USB, malas laterais e baú traseiro, bolha alta, faróis auxiliares e outros equipamentos indispensáveis para a viagem.

Cláudio disse que está levando na bagagem, além da roupa e equipamento de camping, pastilhas de freios extras, lâmpadas de faróis, compressor de ar, kit para reparo de pneu e ferramentas básicas para alguma necessidade. A previsão é que usem dez jogos de pneus e façam dez revisões na moto durante a viagem.

“Preparamos toda a documentação, com cópias dos nossos documentos e da moto, passaporte, vacinas e também um kit de remédios e primeiros socorros para alguma emergência ao longo da viagem.”

{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}

Para realizar o sonho de percorrer o continente americano com uma moto o casal resolveu largar tudo: pediu demissão dos seus empregos, venderam o carro, móveis da casa e juntaram todas as economias que tinham e com as quais pretendem viver durante os próximos 12 meses. Para economizar eles pretendem pernoitar em campings, hostels, nas casas de pessoas que possam acolhe-los pelo caminho, postos de gasolina e onde mais for possível. No planejamento, inclusive, já identificaram os locais mais caros e baratos. Na América do Sul, por exemplo, a média de gastos deverá ser de US$ 50 por dia para os dois, fora gasolina.

A proposta é ir sem pressa e sem pressão, no tempo que acharem adequado para curtir o caminho, sem exigências para eles ou a moto. Pretendem percorrer em média 500km por dia, com paradas programadas para abastecer e alongar.

“Como temos tempo não precisamos nos cansar por longos percursos, exceto aqueles que 500km demoram 12h para serem feitos. Essa média de 500km é suficiente para se rodar bem e ter tempo extra para o caso de uma pane mecânica e não termos que rodar a noite. A ideia é não rodar a noite mas, claro, isso acaba acontecendo em uma viagem com esse tamanho. Fiz um roteiro impresso e estamos levando o GPS para nos apoiar também”.

Viagem de moto Ushuaia Alaska

Para a Cristiane, essa é a oportunidade de realizar um sonho. “Não tive coragem de fazer isso aos 20 anos. Não quero chegar aos 60 e pensar que tive a oportunidade aos 40 e poucos e não fiz. Temos aprendido muito a viver na simplicidade e na viagem vai ser muito mais simples. Não sou cem por cento desapegada, mas toda a preparação faz parte da expedição. Não tem como voltar com a mesma cabeça”, explica.

Cláudio e Cristiane criaram uma página no facebook onde pretende publicar informações sobre a viagem, fotos e vídeos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *