Pesquisando na internet encontrei um incrível roteiro para viagem de moto por Portugal e Espanha, possível de ser feito em 9 dias sobre a moto (mais 3 para visitar algumas cidades) e que passa por alguns dos lugares mais bonitos da Península Ibérica. Uma viagem pela história e por algumas das melhores estradas da Europa.
O roteiro não impede que você inclua um ou mais dias de descanso em algumas cidades como Lisboa, Madri e Santiago de Compostela. Pelo contrário, estas cidades pedem uma atenção especial de todo viajante que passa por elas. Você pode fazer a viagem com toda a estrutura de uma agência de viagens ou por sua conta.
O roteiro, chamado de Rota dos Reis, é sugerido pela Motoxplorers, empresa protuguesa especializada no aluguel de motocicletas e organização de viagens de aventura pela Europa, Américas e África. Ele pode ser adaptado de acordo com a disponibilidade de tempo do motociclista. A empresa oferece a viagem com ou sem guia. Nesse último caso, ela fornece a motocicleta com o roteiro traçado em um GPS.
- Total de dias de viagem: 15
- Total de viagem em moto: 12
- Início e final: Lisboa
- Percurso Total: 2877 quilômetros
- Distancias diárias: 100 e 400 kms
-
Destaques: 12 locais classificados como património da Humanidade pela UNESCO e 7 Parques Naturais.
- Época ideal: abril a outubro
O roteiro sugerido prevê dias de descanso em Santiago de Compostela e em Madri
1º dia: Lisboa – Fátima – Piodão
Distância: 310 quilômetros
Rota: Saindo de Lisboa em direção ao norte, num trajeto de 120 quilômetros até Fátima, uma rota simples e rápida que vai servir para se acostumar com a moto e à circulação no transito Europeu. Siga depois para Tomar, terra dos cavaleiros Templários onde o famoso convento de cristo merece uma visita. A vila da Lousã é o destino seguinte com um dos castelos mais preservados de Portugal e também a porta de entrada para as serras do interior de Portugal. Começa aqui a rota das aldeias de xisto, uma viagem no tempo que nos transporta por belos cenários entre pequenas aldeias de pedra. Numa sucessão de vales e montanhas desfrute algumas das mais belas curvas das estradas portuguesas.
2º dia: Piodão – Serra da Estrela – Rio Douro – Salamanca
Distância: 300 quilômetros
Rota: Saindo de Piodão, a aldeia mais portuguesa de Portugal, passe o dia subindo e descendo montanhas por estradas com vistas soberbas sobre aldeias de pedra perdidas no tempo. Comece atravessando a serra do Açor, depois e por entre carvalhos centenários suba a Serra da Estrela descendo finalmente para o grande vale do Rio Douro adornado por vinhas seculares que dão cor e sabor a um dos melhores vinhos do mundo. Uma rota que une o que de melhor produz o coração montanhoso de Portugal, o queijo da Serra da Estrela e o Vinho do Porto. Termine o dia esticando as pernas numa caminhada pelo centro histórico de Salamanca, uma cidade com mais de 8 séculos de história bem preservados pelas catedrais Renascentistas e ruelas medievais.
3º dia: Salamanca – Ávila – Segovia – Madrid
Distância: 275 quilômetros
Rota: Neste dia você vai passar por 4 locais classificados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. A primeira parada será em Ávila, uma cidade rodeada de muralhas medievais ainda intactas com mais de 2000 metros de extensão, pontuadas por 88 torres cilíndricas que misturam o estilo gótico e romântico. Siga depois para Segovia onde se destaca o aqueduto romano construído há mais de 2000 anos, a imponente Catedral gótica com os belos pináculos apontados para o céu, e o Alcazar, com os seus torreões erguidos sobre enormes penhascos, um autêntico castelo de conto de fadas que serviu de inspiração a Walt Disney para o castelo da Bela Adormecida. Termine o dia descendo as montanhas para uma das mais animadas cidades da Europa, Madrid.
4º dia: Madrid – descanso e passeios
Hoje as motos ficam paradas, o dia é de descanso e livre para cada um descobrir a cidade de Madrid. Sugerimos começe pela Plaza de España, suba toda a Gran Via, uma avenida cheia de cafés charmosos e bodegas de tapas e descanse numa esplanada de frente para as Puertas del Sol. Depois visite a Plaza Mayor e perca-se pelas pequenas e animadas ruelas da cidade. Se gosta de arte então não deixe de visitar os melhores museus da cidade. Num triângulo composto pelo Museu do Prado, as galerias da Reina Sofia e o Museu Thyssen, pode encontrar algumas das obras dos mais famosos mestres mundiais. Se ainda tiver forças então aproveite a noite e parta á descoberta de “La Movida Madrileña”, o animado roteiro nocturno que dá fama à cidade.
5º dia: Madrid – Tordesilhas – Picos da Europa
Distância: 350 quilômetros
Rota: 351 quilômetros por vales e montanhas carregadas de história e paisagens deslumbrantes. Comece por uma visita a Tordesilhas local do famoso tratado onde há mais de 500 anos Portugal e Espanha dividiram o novo mundo. Sem este tratado todos os brasileiros seriam provavelmente … argentinos. Aproveite e brinde à sábia decisão de D. João II, almoçando numa das típicas “bodegas” da Plaza Mayor. Escoltado por castelos e palácios saia então do reino de Castela e Leão na direção do coração das altas montanhas das Astúrias, onde picos de neves eternas e vales alpinos vão receber você num dos mais belos cenários de todo o Velho Continente, a cordilheira Picos da Europa.
6º dia: Parque Natural Picos da Europa
Distância: 143 quilômetros
Rota: Um dia dedicado à Natureza, milhares de curvas concentradas em poucos quilômetros numa travessia da Cordilheira Picos da Europa. O ponto mais alto deste parque natural é o pico de Torre Cerredo, que atinge os 2646 metros de altura. Se preferir você pode começar a manhã com um passeio de teleférico até a crista das montanhas. Depois atravesse o desfiladeiro do Cares até ao mirador del Fito que oferece panorâmicas soberbas sobre o do pico Bulnes (2519 m), sobrevoado por águias e patrulhado pelos últimos ursos pardos da península ibérica. Siga então pelo Desfiladeiro de los Beyos e termine o dia na vila de Cangas de Onís alojado num Parador, um antigo mosteiro do século XII convertido em hotel de charme.
7º dia: Picos da Europa – Cantábrico – Santiago de Compostela
Distância: 389 quilômetros
Rota: Um dia onde você será acompanhado pelo Mar Cantábrico. Desça das montanhas e percorra uma bela estrada por entre suaves colinas verdejantes recortadas num litoral inconstante e harmonioso. Uma estrada com milhares de curvas que liga encantadores portos pesqueiros, belas baías e algumas praias de areia fina. No final do dia, Santiago de Compostela, uma das mais belas cidades da Europa. Um burgo de matriz urbana medieval que está longe de ser um museu de pedra: é, aliás, uma das cidades mais animadas da Espanha. Por entre ruelas estreitas cheias de historia você vai descobrir a noite de Santiago onde pequenas tascas e bodegas recebem “peregrinos” há centenas de anos.
8º dia: Santiago de Compostela – descanso e passeios
Um dia inteiro dedicado a Santiago de Compostela. Uma cidade criada ao longo de mais de mil anos de peregrinações, de contí- nua invenção humana que fez do espaço urbano da cidade, com traçado eminentemente medieval, um harmonioso relicário de esti- los, da solidez predominante do românico ao ritmo e teatralidade gótica, do esplendor renascentista e neo-clássico à ornamentalida- de barroca ou plateresca. Um notável exemplo desta singular harmonia descobre-se na Praza do Obradoiro, onde convivem a fachada barroca da catedral, O Colégio de San Jerónimo, com uma portada românico, o Palácio de Raxoi, de estilo neo-clássico, e o antigo Hospital Real, hoje Hotel dos Reis Católicos. Esta é, definitivamente, uma das mais belas praças de toda a Europa.
9º dia: Santiago de Compostela – Parque Natural do Gerês – Braga – Porto
Distância: 293 quilômetros
Rota: Volte a Portugal por uma das reservas naturais mais belas do país. Cascatas, bosques de sobreiros, carvalhos e rios de águas puras irão te escoltar por estradinhas românticas onde ainda se podem ver veados e cavalos selvagens. Por antigos caminhos romanos você chegará a Braga, a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo, hoje capital da região do Minho, famosa pela delicada ourivesaria e pelos saborosos vinhos verdes. Ao fim da tarde você chegará ao Porto, bem a tempo de aproveitar o pôr do sol numa caminhada pela antiga ribeira onde os barcos rebelos carregados de pipas de vinho, repousam nas margens do Rio Douro. Para o dia terminar da melhor maneira nada melhor que uma prova de vinhos nas caves do famoso vinho do Porto.
10º dia: Porto – Coimbra – Alcobaça – Óbidos – Lisboa
Distância: 363 quilômetros
Rota: Coimbra é a primeira parada, a cidade que alberga a universidade mais antiga de Portugal, em funcionamento desde 1290. Alcobaça é o destino seguinte e lá visite o seu Mosteiro Classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa. Siga então para Óbidos onde à chegada você poderá observar uma antiga Vila construída dentro das muralhas de um Castelo da Idade Média. Na visita a esta Vila, percorra os principais locais e monumentos e saboreie uma Ginjinha tradicional de Óbidos. A viagem para Lisboa é rápida e vai permitir chegar na melhor hora do dia, quando o sol se põe na foz do rio Tejo.
11º dia: Lisboa – Cascais -Estoril – Sintra – Lisboa
Distância: 143 quilômetros
Rota: Um dia relaxado que começa com a passagem pela zona ribeirinha de Lisboa onde você poderá provar os famosos pasteis de Belem e visitar os monumentos das descobertas. Por entre os palacetes e as praias da costa do Estoril chegue a Cascais e ao Cabo da Roca, o ponto mais Ocidental de toda a Europa. A tarde fica reservada para a exploração da vila de Sintra, aconchegada numa serra cheia de mística que alberga vários palácios entre os quais o famoso palácio da Pena, o enorme Castelo dos Mouros e o histórico Palácio Nacional onde os reis portugueses decidiram pelas grandes viagens que acabaram pela descoberta das Américas e à costa Brasileira.
Deixe um comentário