Viagem de moto pela Andaluzia

Em busca de novas aventuras, depois de encerrada nossa campanha de verão na Rússia, Monica, minha inseparável Suzuki Vstrom e eu decidimos ir para a Andaluzia na véspera de Ano Novo com a perspectiva de encontrar um pouco de calor.

Infelizmente, porém, o clima não era propriamente nosso, mas os costumes e tradições daquela parte da Espanha que melhor refletem os estereótipos que deram origem a festas, sestas, flamenco e touradas têm aquecido nossos corações.

Última parte da Península Ibérica a ser abandonada pelos mouros na sequência da reconquista, a Andaluzia é uma mistura de fé cristã e cultura islâmica, que encontra a sua expressão máxima no estilo mudéjar da Alhambra de Granada.

Mas vamos prosseguir com o pedido…

Saímos do porto de Savona. A viagem de balsa se dá entre a leitura de guias turísticos e o jogo de cartas, com Corrado (desta vez tivemos companhia) que, não sabemos como, conseguiu dormir o tempo todo!

Assim que desembarcamos em Barcelona, seguiremos direto para o sul, mas logo as roupas de chuva se tornaram a melhor defesa contra um resfriado que penetra em nossos ossos. Chegamos a Valência meio congelados e cansados como se estivéssemos viajando há dias.

Não temos forças para visitar a cidade e com um pouco de melancolia vamos dormir… no dia seguinte a Ponta de Dom Quixote estava à nossa espera!

A escolha de atravessar as terras do romance de Miguel de Cervantes conduziu-nos por paisagens de sonho, mas também por nevoeiros escuros e frios de inverno, que fizeram com que a temperatura baixasse alguns graus acima de zero. Vendo Corrado me amaldiçoando pelo retrovisor, decido que é hora de parar para almoçar.

Em Almagro , entre um Jamón ibérico e uma taça de vinho tinto, conseguimos aquecer. Depois de avistar alguns moinhos de vento, dirigimo-nos para sul, entrando no parque da Serra de Andújar e, por último, na Andaluzia.

O sol começa a se pôr, dando-nos um pôr do sol de tirar o fôlego entre as curvas da serra, que nos acompanha até Córdoba.

Viagem de moto Andaluzia Espanha

Os 547 km do dia foram mais cansativos do que o esperado, mas a cidade chama. À noite, visitamos a parte nova daquela que foi a primeira capital da Espanha romana e depois o Reino dos Mouros.

Ruas largas, ainda decoradas com centenas de luzes de natal, estão repletas de restaurantes, bares e lojas. Satisfeito, vamos dormir.

Decidimos acordar cedo, mas o despertador tem programas diferentes (nunca ajuste apenas um).

Já é tarde quando percebemos a hora. Em poucos minutos estávamos prontos. Caminhamos pelas ruelas estreitas da Juderia até a Mesquita, a verdadeira joia de Córdoba. Originalmente uma mesquita, foi transformada em catedral em 1523 destruindo, apenas parcialmente, a harmonia do complexo, caracterizado por uma série de arcos em ferradura vermelhos e brancos, que remetem ao sentido do infinito.

Um prodígio da perspectiva.

Viagem de moto Andaluzia Espanha

Pouco antes do almoço iniciamos viagem seguindo as suaves dobras do Guadalquivir, um rio outrora navegável. Retomamos nossa marcha em direção a Sevilha quando, de repente, um castelo no topo de uma colina atrai a atenção de Mônica: um magnífico palácio dominando a planície abaixo.

Dirigimos nossas motos para Almodóvar del Rio, e quanto mais nos aproximamos, mais tenho certeza de que já vi: era Alto Giardino, Casa Tyrell! Depois de me identificar por um tempo com os personagens de Game of Thrones, ligo para mandar Corrado e Monica.

Sevilha estava à nossa espera, mas antes ainda tínhamos de visitar Carmona e as suas muralhas medievais!

Sevilha é uma cidade magnífica, cheia de história e com ritmos muito mais frenéticos e festivos que Córdoba.

A catedral é a maior igreja gótica do mundo, construída sobre as cinzas da mesquita da qual ainda preserva o antigo minarete, convertido em torre sineira, a Giralda.

Viagem de moto Andaluzia Espanha

Para um viajante, no entanto, Santa Maria della Sede di Siviglia preserva algo ainda mais fascinante: carregada em triunfo por quatro arautos, representando as quatro coroas da Espanha, repousa Cristóvão Colombo.

A poucos metros está o Alcázar. Verdadeira pérola da cidade, o palácio é um dos melhores exemplos da arquitetura mudéjar, estilo desenvolvido durante o reinado cristão da Espanha e que contava com influências islâmicas.

Um lindo lugar, também usado como cenário para o reinado de Dorne por Game of Thrones. Mas as surpresas cinematográficas não acabaram.

Antes de voltar ao hotel para nos prepararmos para o jantar de réveillon, fomos conhecer a Plaza de España, onde foi gravada uma cena de Star Wars – O Ataque dos Clones.

No primeiro dia do ano, depois de desfrutar de mais um agradável passeio pelas ruas de Sevilha e de mais um almoço de tapas, estamos prontos para partir novamente em direção ao ponto mais meridional da Europa: Punta de Tarifa.

Viagem de moto Andaluzia Espanha

Depois de atravessar os vinhedos de Jerez de la Frontera e as colinas, chegamos ao Estreito de Gibraltar a tempo de ver mais um pôr do sol a ser emoldurado e as luzes acesas nas casas do outro lado do mar, em Tunis.

Na manhã seguinte vimos a fronteira mitológica entre o conhecido e o desconhecido. O ponto onde o Mar Mediterrâneo encontra o Oceano Atlântico é algo especial. Faz você pequeno, assim como nosso mar em comparação com a imensidão do oceano.

O roteiro do dia nos leva de volta ao centro da Andaluzia, por estradas panorâmicas que nos permitem visitar a região do Sierre com seus pueblos blancos, pequenas aldeias com casas brancas clássicas subindo a colina.

Depois de visitar Arcos de la Frontera, uma cidade encantadora que domina o vale abaixo, chegamos a Ronda através do Parque Natural Sierra de Grazalema. A ponte Nuevo , que une as duas partes da cidade divididas pelo profundo desfiladeiro criado pelo riacho Guadalevín, é no mínimo espetacular.

Continuamos a percorrer estradas com curvas suaves, até que a escuridão e o frio nos aconselham a acelerar a chegada a Granada pela autoestrada. À noite, nos regalamos com uma rica paella, acompanhada por um excelente vinho, e logo vamos para a cama.

No dia seguinte, um dos edifícios mais bonitos e únicos do mundo nos esperava: Alhambra!

Viagem de moto Andaluzia Espanha

Granada foi dominada pelos mouros desde 731 dC, mas após a queda do Califado de Córdoba, em 1031, tornou-se independente e capital de um reino onde a arte e a ciência floresceram em um clima de fermento intelectual e tolerância religiosa.

A Alhambra dá-nos as boas-vindas, no topo da colina de onde domina a cidade, com as suas torres com ameias e jardins paradisíacos.

Se o castelo vermelho dá a ideia da força militar que permitiu que fosse a última cidade dos mouros a cair durante a reconquista, o Palácio Nazrid e o Palácio Generalife são o triunfo do estilo mourisco com os seus mosaicos geométricos, decorações coloridas em estuque, frisos, capitéis, arcos, jardins e fontes. Mas isso não é tudo …

De volta ao centro da cidade, nosso passeio turístico ainda tinha muito a oferecer. Na verdade, Granada continuou a prosperar mesmo após a conquista da cidade, em 1492, quando os Reis Católicos saíram vitoriosos após 6 meses de cerco.

A última fortaleza dos mouros viria a ser, de acordo com os monarcas espanhóis, a capital do novo reino. Apenas 3 anos após a reconquista, por ordem deles, começaram as obras de construção da imensa catedral renascentista e da Capela Real, onde, no esplendor, repousaram.

Com os olhos ainda cheios de todo este esplendor, ao final da tarde subimos as íngremes e pitorescas ruas de Albaicìn para ver o pôr-do-sol sobre a Alhambra e a Serra Nevada: algo único.

No dia seguinte, uma bela rota sob os picos nevados nos levou à costa, a Alicante, a última parada antes de retornar ao porto de Barcelona.

Último dia em solo ibérico, pela manhã ainda nos permitimos uma visita ao Castelo de Santa Bárbara, uma das maiores fortalezas militares de Espanha, de onde também se pode desfrutar de uma vista incrível sobre toda a baía de Alicante.

São 11 horas. É hora de partirmos para o porto de Barcelona, o ferry para a Itália nos esperava.

Tínhamos duas alternativas para enfrentar os 500 km diários: a auto-estrada ou um desvio para Valência, afastando-nos da costa e subindo as montanhas próximas em busca de algumas curvas. Sob um sol de primavera, a escolha foi fácil!

Em um panorama de tirar o fôlego, com desfiladeiros e campos repletos de laranjeiras e romãs, voe para longe a primeira parte do dia. Uma vez nas proximidades de Valência, retornaremos pela rodovia para chegar ao porto de Barcelona a tempo do jantar.

{gallery}0121/andaluzia{/gallery}

A nossa passagem de ano na Andaluzia termina com uma travessia mais do que pacífica do Mar Mediterrâneo e com o pensamento, que ganha vida entre as memórias frescas de Espanha, das próximas aventuras.