Estou em Rio Gallegos (novamente), agora vagueando com Ela e a Gilda em direção norte, já que a Ruta 3 na direção Sul acabou…?

Quando estava planejando o roteiro, obtive várias informações que a Ruta 40 (tipo nossa BR-116, pelo interior da Argentina) possui ~70 km de rípio (sendo uns 5 km muito ruins – há vários relatos de motociclistas brasileiros que caíram neste trecho) entre El Calafate e Bariloche, portanto estou evitando este percurso. Irei pela Ruta 3 (tipo nossa BR-101) até San Antônio Oeste, quando então saio da Ruta 3 para o interior. Como neste trecho já passei e fiz relatos, vou poupa-los dos blá-blá-blá por alguns dias…

{loadmoduleid 854}

Agora, algumas informações importantes para os motociclistas que pretendem dar um rolê pela Argentina e passar por Ushuaia:

  1. na Argentina (e Uruguai também), moto NÃO paga pedágios (salvo raras exceções)?;
  2. se você tem uma moto cuja autonomia de combustível é de pelo menos suficiente para rodar 250 km, pode vir tranquilo que há postos de gasolina para você abastecer e vaguear (estou me referindo à Ruta 3) sem necessidade de levar gasolina reserva;
  3. a Ruta 3 é toda de asfalto, exceto um trecho de ~11 km, que você passa logo após entrar na Argentina saindo da fronteira do Chile na Tierra del Fuego, em direção a Ushuaia. Se você andar nos “trilhos” dos caminhões, o rípio está bem compactado e dá para rodar bem (fui e voltei a ~60 km/h), mas cuidado, pois eu quase tomei um tombaço ao ultrapassar um caminhão. Quando saí do “trilho”, entrei em um monte de areia/terra com pedras soltas. A Gilda derrapou feio a 60 km/h, e só não fui ao chão por Ela ter-me segurado, associado a alguma perícia adquirida em mais de 48 anos vagueando com moto… o susto foi grande!? Observei que havia um trator “limpando” a estrada para remover este material que vai se formando e é muito perigoso. Imagino a lama que forma quando chove. Irk!

Finalizando e “para variar”, digo que o meu destino é o caminho! ❤?❤?

Viagem de moto Argentina

Hasta luego!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *