Estou em Fitz Roy, pequeno vilarejo próximo a Caleta Olívia, onde pretendia dormir, mas como já havia rodado 630 km e o vento estava muito forte, resolvi ficar aqui.

Como notícia boa (ótima para mim?), o frio acabou. Aleluia!!!

Bem, só estou fazendo este brevíssimo relato para retificar a informação que passei ontem da AUTONOMIA de combustível necessária para uma viagem de moto do Brasil até Ushuaia pela Ruta 3.

Hoje passei pelo trecho mais longo deste caminho entre dois postos de gasolina, de Rios Gallegos a Piedra Buena. A distância foi de 250,2 km.

{loadmoduleid 854}

Porém, há um agravante no consumo, que é o VENTO, que nunca para por estas bandas, apenas altera a intensidade, principalmente à tarde, quando costuma ficar mais violento. Tal fenômeno implica em aumento significativo do consumo de combustível. Embora difícil quantificar, pois em um mesmo trecho há muita variação na velocidade do vento, observei que na Gilda houve aumento variando em média de 10 a 20%.

Portanto, sendo conservador, diria que uma moto deve ter autonomia mínima de 300 km para fazer esta trip com segurança, sem ter pane seca.

O deserto, mesmo árido e quente, também tem a sua beleza, e faz do meu destino o caminho sem apatia ou desolação. ❤?

Hasta luego!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano