16º dia – Ribeirão Preto, SP – Lagoa da Prata, MG

Novamente a nossa programação era sair cedo para a minha querida Lagoa da Prata, onde iríamos passar a nossa última noite da viagem. No entanto, ocorreram diversos problemas operacionais na adaptação da chave na moto do Édno,

que por não saber o horário em que ficaria pronta, ele mesmo sugeriu que fossemos na frente. Esperamos até as 11h15min e resolvemos sair, chateados.

A minha mãe mora em Lagoa da Prata e estava nos esperando para o almoço. A distância não é longa, 345 km. Liguei para ela e informei sobre os atrasos e que deveríamos chegar por volta das 14h30min. Saímos e passamos por belas rodovias. Todos sabemos como são boas as condições das estradas paulistas e, como nos outros países que passamos, não cobram pedágio de motos.

Rodamos em maravilhosos tapetes por 110 km, até São Sebastião do Paraíso, gastando cerca de 1 hora, quando então entramos nas estradas mineiras. Muito triste a constatação, são as piores estradas que rodamos em todo nosso trajeto, além de cobrarem pedágio de motos. Muitos buracos, sem acostamentos, vários trechos com operações tapa-buracos com pare-siga. Assim, para completar o nosso dia, rodando mais 230 km, foram gastos mais de 4 horas, muito tempo parado na rodovia e com muito calor.

Por volta das 17h20min, chegamos finalmente em Lagoa da Prata, na casa de minha mãe, muito preocupada com o atraso. Almoçamos e lá ficamos por cerca de 1h30min, para depois irmos para uma pousada onde ficamos. Enquanto estávamos nos preparando para sair, recebi uma mensagem em meu telefone, era o Édno informando que já estava na pousada ! Ficamos surpresos e felizes. Segundo ele, saiu cerca de 1 hora após a nossa partida de Ribeirão Preto. Muito bom, pois a turma ficou completa novamente.

Ficamos na pousada (Pousada Parador da Figueira), muitíssimo boa, comparável aos melhores hotéis 5 estrelas, embora muito pequena, a ponto de todos concordarem que seria o nosso melhor pouso entre os 12 hoteis por onde passamos. Descansamos por algumas horas na piscina do hotel e depois fomos ao Chalé da Pizza, onde despedimos de nossa viagem, em nosso último jantar deste maravilhoso projeto. Comuniquei ao grupo que eu iria ficar um pouco mais e eles poderiam sair logo pela manhã. Conversamos bastante, rimos muito e vimos o quanto tudo compensou.

Seguimos então os valiosos conselhos de Dédalo, conduzindo nossas motocicletas com responsabilidade em velocidades moderadas e sempre com muita atenção. A cada minuto que nos aproximamos do final de nossas aventura, vimos que a prudência pode nos levar ao alto, voando firme e certos na realização de nosso “Sonho de Liberdade”.

abraços

{gallery}1213/uruguai/16{/gallery}

Um pequeno resumo :

Combustível :

• R$ 5,00/litro — Uruguai
  • R$ 2,60/litro — Argentina, no entanto há falta de combustível em diversos postos
  • R$ 2,80/litro a R$ 3,10/litro — Brasil

Estradas :

• Uruguai – Excelentes e regulares
  • Argentina – Boas e regulares

Brasil :

• Rio Grande do Sul – Lado leste do estado, excelentes – Lado oeste do estado, ruins
  • Santa Catarina – Lado leste do estado, excelentes – Lado oeste do estado, péssimas (comprometem a segurança)
  • Paraná – Leste e Oeste, boas

• Minas Gerais : mais caro foi R$ 1,75/moto

Classificação das nossas hospedagens :

• Atibaia, SP – Péssima, em nada condiz com o que é apresentado na internet
  • Curitiba, PR – Boa (padrão Ibis)
  • Criciúma, SC – Boa (padrão Ibis)