12º dia – Palmeira das Missões,RS – Foz do Iguaçu,PR

Depois de discutirmos muito o trajeto de Palmeiras das Missões para Foz do Iguaçu, terminamos a noite e não chegamos a nenhuma conclusão. Dormimos todos preocupados! Infelizmente, quando fiz a atualização dos mapas do Brasil e do resto da América do Sul em meu navegador GPS,
vi que estava dando um conflito entre os mapas do Brasil, na região de Foz do Iguaçu e parte da Argentina. Assim resolvi não carregar esta parte da Argentina … e como fez falta !

Fazendo algumas pesquisas em um mapa (de papel) da América do Sul, vi uma alternativa, que seria sair para a Argentina pela cidade brasileira de Dionisio Cerqueira, em Santa Catarina. No entanto, teríamos que passar por 264 km de estradas ruins do Brasil e mais 150 km pela Argentina, chegando a Puerto Iguazu. No entanto, seria desanimador passar pelas estradas ruins. Fiquei até tarde fazendo este estudo e resolvi que seria este o trajeto.

Amanhecemos ainda em dúvida e, após conversar com a dona do hotel onde estávamos… veio a luz… Uma sugestão já experimentada por ela seria sairmos de Palmeiras das Missões para a cidade de Porto Soberbo, uma cidade que faz divisa com a Argentina no Rio Grande do Sul, por uma estrada de 145 km, muito boa, daí atravessamos por balsa (5 minutos apenas) e chegamos em El Soberbo. Pegamos então 260 km de estradas na Argentina e chegamos a Puerto Iguazu. Excelente opção. O maior problema que enfrentamos foi a falta de combustível na Argentina e tivemos que conduzir nossas motos nas “pontas dos dedos”, parando em todos os postos que víamos pelo caminho.

Outro problema foi a falta do mapa no navegador GPS. No entanto, quando chegamos à fronteira brasileira, fomos comprar alguns pesos argentinos, para abastecimentos e lanches durante a viagem. Aproveitei para conversar com o sujeito que nos vendeu. Anotei todas as informações… que me serviu de GPS. Coloquei este papel no tanque da Valentina e segui fielmente as informações … Impressionante, chegamos ao nosso destino sem nenhum erro.

Como a Argentina está passando por problemas sérios de abastecimentos de combustível, tivemos que parar em praticamente todos os postos. Por este motivo, parando o tempo todo, tivemos dois acontecimentos diferentes: o Édno tombou a sua moto ao encostar no posto para abastecer e não conseguia erguê-la. Vi então a importância das dicas já conhecidas sobre esta técnica e resolvi levantá-la … sem dificuldades. Depois disto, passamos em outro posto para abastecermos e, ao passar sobre uma pequena elevação no asfalto, a Valentina resolveu cuspir fora a mola do descanso. Depois de muito procurar, a encontramos e o problema foi resolvido.

{gallery}1213/uruguai/12{/gallery}

Ficamos muitíssimos felizes, por termos rodado cerca de 400 km em excelentes estradas ao invés de até 717 km em péssimas outras. Valeu o dia.

Passamos pela fronteira da Argentina e adentramos no nosso Brasil até o hotel em Foz do Iguaçu. Cansados, pelo calor do sol, tomamos um belo banho e fomos para um rodízio gaúcho. Programamos o dia seguinte e fomos descansar.