O roteiro de hoje incluiu, além de uma volta por Marselha, um banho de praia e almoço em Cassis, uma rápida passagem por Toulon e, para fechar o dia, jantar e hospedagem em Nice. Essa etapa marcou o início da nossa viagem pela deslumbrante região da Côte d’Azur, famosa pelas praias badaladas ao longo da costa do Mediterrâneo.
Ao acordarmos, o céu estava claro, azul, e o sol prometia brilhar forte durante o dia, como já havia feito no dia anterior. Mas antes de pegar a estrada, fizemos questão de dar uma última volta por Marselha, para explorar um pouco mais da cidade e registrar algumas fotos das suas principais atrações.




Do momento em que saímos do hotel até chegarmos a Cassis, o sol se fez presente com intensidade. No entanto, assim que chegamos à praia, uma nuvem escura cobriu o céu e, de repente, uma névoa se espalhou sobre o mar e as montanhas que rodeiam a cidade. Algo bem atípico no Brasil, mas não sei se é normal por aqui.


Ainda assim, decidimos aproveitar o momento e tomar um banho de mar, porque, convenhamos, não é todo dia que temos a chance de entrar nas águas do Mediterrâneo. Para quem é brasileiro, o primeiro impacto é a areia, que, na verdade, não existe. A praia é coberta por pequenas pedras arredondadas de diversos tamanhos, o que torna difícil acostumar os pés a elas.
A água, por outro lado, é de uma transparência impressionante, quase como a de um aquário, e isso vale até nas áreas onde as ondas quebram, provavelmente pela falta de areia. E a temperatura da água me fez lembrar das águas de Porto Seguro — gelada, do tipo “congelada no freezer”.



Uma curiosidade que notamos por aqui é que, em várias cidades onde passamos e encontramos lojinhas de souvenirs, há várias sandálias imitando as famosas Havaianas, com a bandeirinha do Brasil nas tiras. Mas em Cassis, encontramos um modelo bem curioso: uma sandália pirata e bem descarada, que até tinha um display informando que se tratava da legítima “Las Originales Brasileras”.


Depois de Cassis, passamos rapidamente por Toulon, uma cidade grande, mas optamos por não parar porque já havíamos ficado bastante tempo na praia. A estrada entre Marselha e Toulon, ao evitar as autoestradas, é simplesmente incrível: cheia de curvas e com paisagens de tirar o fôlego. Passamos por vinhedos repletos de uvas à beira da estrada, uma verdadeira tentação. Toda hora queríamos parar para tirar fotos. O filme que fizemos no trecho entre Marselha e Cassis ficou excelente.

Com a viagem não rendendo muito — já que passávamos por muitas cidades pequenas, com trânsito intenso e semáforos em cada esquina — decidimos pegar a autoestrada após Toulon para ganhar tempo.
Quando chegamos a Nice, a cidade estava vibrante, com uma vida noturna pulsante. Os prédios são lindos e bem preservados, e é impressionante a quantidade de italianos pelas ruas. Amanhã, vamos explorar mais a cidade antes de seguir para a última etapa da nossa viagem, rumo à Itália.
Porém, enfrentamos um pequeno contratempo: não conseguimos acessar a Internet. Ficamos em um hotel bem localizado, no centro da cidade, mas o serviço era bem precário.

O vídeo abaixo mostra as imagens que capturamos durante este dia, nos lugares que visitamos.
Números do dia:
- Distância percorrida no dia – 230 km
- Distância percorrida até o dia – 4.843
Despesas do dia:
- Café da manhã em marseilles – 7,40
- Cerveja em Cassis – 5,00
- Banheiro em Cassis – 0,55
- Almoço em Cassis – 12,00
- Gasolina em Vidauban – 10,41 Euros, 7,23 l, 1,44 / l, 153 km, 21,2 km / l
- Pedágio – 6,00
- Pedágio em Cannes – 2,00
- Jantar em Nice – 22,00
- Hospedagem em Nice – 38,70
Deixe um comentário