O roteiro de hoje incluiu, além de uma volta em Marseilles, banho de praia e almoço em Cassis, uma rápida passagem por Toulon e jantar e hospedagem em Nice.
Esta etapa inaugurou nossa viagem pela região da Côte D’Azur, famosa pelas praias badaladas ao longo da costa do Mediterrâneo.
Quando acordamos, o céu estava claro, azul, com sol aparentando se apresentar forte durante todo o dia como ocorreu ontem.
Antes de ir para a estrada, como de praxe, demos uma última volta em Marseilles, para conhecer algumas de suas atrações e tirar fotos.
Desde que saímos do hotel até chegar em Cassis o sol se fez presente com intensidade. Mas assim que chegamos à praia uma nuvem cobriu todo o céu e de repente apareceu uma névoa sobre o mar e as montanhas que circundam a cidade. Algo atípico no Brasil, não sei se normal por aqui.
{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}
Mesmo assim resolvemos tomar um banho de mar, afinal, não é sempre que temos a oportunidade de entrar nas águas do mediterrâneo. Para quem é brasileiro, a primeira coisa a se estranhar é a areia, que na verdade é inexistente. A praia é coberta por pequenas pedras roliças de vários tamanhos. Não é fácil se acostumar com elas.
Quanto à água, é de uma transparência incrível, parece água de aquário, até no lugar onde as ondas se quebram. Isto por causa da falta de areia. E a temperatura da água me fez lembrar Porto Seguro. Igualzinho à água do freezer.
Uma curiosidade aqui na França é que em várias cidades que passamos e que tinha venda de produtos para turistas encontramos várias sandálias imitando as Havaianas, com a bandeirinha do Brasil nas tiras, mas em Cassis encontramos a sandália pirata mas descarada, até com display informando se tratar da legítima “Las originales Brasileras”.
{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}
Passamos por Toulon, uma grande cidade, mas resolvemos não parar porque já havíamos ficado muito tempo em Cassis.
A estrada entre Marseilles e Toulon, evitando auto-estradas é incrível, cheia de curvas e com paisagens de tirar o fôlego. Passamos inclusive por vinhedos cheios de uva, à beira da estrada, uma tentação.Toda hora queríamos parar para tirar fotos. Fizemos um filme ótimo no primeiro trecho, entre Marseilles e Cassis.
Como a viagem não estava rendendo, porque passávamos por muitas cidades pequenas com trânsito intenso e muitos semáforos, resolvemos utilizar auto-estrada depois de Toulon.
Nice nos pareceu uma cidade fervilhante, com uma vida noturna intensa. Os prédios são bonitos e preservados, e tem muitos italianos nas ruas. Amanhã vamos dar umas voltas na cidade antes de partir para a última etapa programada da viagem, a Itália.
Não conseguimos acesso à Internet. Ficamos em um hotel bem localizado, no centro, mas com serviço bem precário.
{gallery}0710/franca/19{/gallery}
Números do dia:
- Distância percorrida no dia – 230 km
- Distância percorrida até o dia – 4.843
Despesas do dia:
- Café da manhã em marseilles – 7,40
- Cerveja em Cassis – 5,00
- Banheiro em Cassis – 0,55
- Almoço em Cassis – 12,00
- Gasolina em Vidauban – 10,41 Euros, 7,23 l, 1,44 / l, 153 km, 21,2 km / l
- Pedágio – 6,00
- Pedágio em Cannes – 2,00
- Jantar em Nice – 22,00
- Hospedagem em Nice – 38,70
Deixe um comentário