5º dia – Santana do Livramento – Colón

Continuando nossa viagem de moto em direção a Ushuaia, saímos de Santana do Livramento com a meta de pernoitar em Colón na Argentina, atravessando o Uruguai de Rivera até a cidade de Payssandú. Antes de iniciar a viagem tivemos que fazer a Carta Verde – seguro para terceiros (o despachante foi ao Hotel para nos atender), comprar peso Uruguaio na Praça Internacional, trocar óleo e filtro para a moto e encher o tanque de combustível reserva 10 litros.

Iniciamos de fato a viagem internacional às 11h40. A opção de entrar no Uruguai por Rivera foi devido ter uma migração desburocratizada e rápida. As cidades de Santana Livramento e Rivera têm como marco separatório apenas uma rua na Praça Internacional.

Um fato curioso é que sabíamos que teríamos que entrar legalmente no Uruguai (carimbar o Passaporte ou preencher a papelada para quem optou por usar a Identidade – RG). Esperava encontrar uma barreira policial para fazer a migração, porém percorremos 15 km dentro do Uruguai e não encontramos, então retornei até Rivera e perguntei onde era a migração, que foi informado ser próxima da linha férrea, na saída da cidade, num prédio na lateral da avenida. Foi simples e rápida. Apresentamos os Passaportes e o documento da moto. Caso não fosse legalizada a entrada, ao sair seríamos barrados, aplicando-nos todas as penalidades legais do país (muito transtorno para quem está viajando).

{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}

Após os trâmites legais de migração, apontei o GPS para Payssandú, local de saída e entrada na Argentina pela cidade de Colón.

Ao iniciar o percurso pelo Uruguai deparamos com uma tempestade tropical: vento muito forte, muita chuva, relâmpago e trovão entre a cidade de Tacuarembó – UR e Payssandú – UR. A tempestade foi tão forte que o GPS parou de funcionar e erramos o caminho por 10 km. Nesse caso recorri ao mapa que está visível na bolsa de tanque. Considerei um teste ampliado para enfrentar os ventos patagônicos.

O sistema de migração de saída do Uruguai e entrada na Argentina foi muito rápido e tranquilo, por ser unificado. Chegamos a Colón-UR as 18h10, para procurar hotel com “cocheira” (garagem). Depois de muita procura foi indicado o hotel Costarenas, preço alto, porém dentro do esperado, por ter uma excelente estrutura.

Trajeto: Rivera – UR, Tacuarembó – UR, Payssandú – UR e Colon-AR.
Distância percorrida no dia: 465 km
Postos de Abastecimento: Tacuarembó – UR, Colón – AR
Rodovias: Rutas 5 e 26. Entre Tacuarembó – UR, Payssandú – UR, estrada com algumas irregularidades, porém nada que impeça a condução segura. Pouco movimentada, cortando várias fazendas.
Hotel: Costarenas – garagem em local próximo com custo adicional.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *