11º dia – El Calafate – Rio Grande

A “moleza” acabou. Vamos continuar nossa viagem de moto em direção ao “Fin del Mundo”. Saímos com a meta de pernoitar em Rio Grande, para tanto teríamos que enfrentar o poderoso vento das Rutas 5 e 40, Balsa para atravessar o famoso Estreito de Magalhães, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, 97 km de rípio, uma estrada de terra com pedregulhos e quatro processos de migração (saída da Argentina entrada no Chile, saída do Chile e entrada na Argentina).

Programamos sair cedo, antes das 8 horas, para não pegar o vento tão forte. Tudo conforme, chegamos à migração Argentina / Chile e encontramos uma fila quilométrica. Depois de percorrers o passo 1, passo 2, passo 3, passo 4 e verificação de bagagem, seguimos num excelente asfalto chileno pela Ruta 255 em direção a Punta Arena, depois sentido Balsa, Ruta 257, fila de caminhões (prioridade), embarcamos, pagamento diretamente a bordo, moto 100,00 pesos Argentinos.

Atenção: depois da travessia de balsa é preciso ficar ligado as placas, pois o GPS aponta para Cerro Sombrero onde o rípio é muito ruim, com pedras grandes, muito vento, caminhões e bastante poeira. A melhor opção é seguir sentido Onaissin, Ruta Y-79, que são 97 km de rípio bom, batido, com alguns trechos com pedra solta, o vento moderado, não há muito tráfego e já existe asfalto em mais de 30 km. Existe obra de asfaltamento, porém a parte de San Sebastian até o cruzamento (tem uma casinha) que vai para Onaissin, poderá ficar sem asfalto por falta de atrativo econômico para o Chile, pois só leva o condutor para o outro lado que é Argentina, são 60 km de rípio. Espero estar errado.

{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}

Chegamos a Rio Grande por volta das 18 horas. Achar hotel com “cochera” foi difícil, depois de visitar vários e alguns lotados, indicaram a Hosteria Posada de los Sauce, na qual ficamos no último apartamento disponível, que por sinal era o mais caro, porém dentro do nosso parâmetro de custo. Local muito bom, com espaço privado para estacionar a moto, restaurante excelente e quarto gigante.

Distância percorrida no dia: 707 km
Postos de Abastecimento: La Esperanza, Rio Gallegos, San Sebastian e Rio Grande.
Rodovia: Rutas 11, 40, 5, 3 e parte da 257-Chile
Hotel: Hosteria Posada de los Sauce

{gallery}0115/ushuaia1/11{/gallery}


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *