Viagem de moto por Portugal e Espanha

4º dia – À beira do precipício

Cansados que estávamos, saímos de Sevilha um pouco mais tarde do que o programado. Nosso próximo destino seria a cidade de Ronda. Mesmo encurtando nossa rota, passamos por estradas vicinais permeadas de curvas e belas paisagens.

Chegamos na hora da “siesta”. À tarde, na Espanha, é hora de dormir. O horário comercial é das 10h00 às 14h00, com pausa para a siesta, e retorno das 17h00 às 20h00. Tínhamos muito tempo disponível para visitar a cidade, pois em torno das 22h00 ainda era dia na Espanha.

Ronda fica sobre um afloramento maciço dividido por uma enorme fenda de calcário. Por causa de sua localização, ela foi um dos últimos redutos mouros a cair nas mãos dos cristãos. Ficamos hospedados no Parador de Ronda, um hotel que fica debruçado sobre o desfiladeiro que divide a cidade. Este magnífico hotel nos ofereceu uma vista maravilhosa dos arredores. A piscina na beira do abismo e seu imenso jardim proporcionavam um charme a parte à nossa estadia. Começamos nosso passeio visitando o Puente Nuevo. Esta ponte, um feito impressionante da engenharia do século 18, está situada sobre a “Garganta del Tajo”, ligando a parte antiga e a nova da cidade.

Após uma bela Paella, visitamos a Casa del Rey Moro, mansão do século 18, construída sobre as fundações de um palácio mourisco; o Palácio del Marqués de Salvatierra, construído em estilo renascentista no século 18; a Iglesia de Santa Maria de la Mayor, igreja católica que preserva um minarete e um nicho de orações muçulmanos, construídos no século 13; o Palácio de Mondragón, edificado no período medieval; o Museu de Ronda, de caráter histórico-arqueológico; o El Mercadillo, com suas lojas, bares e pastelarias; a Plaza de Toros, a mais antiga praça de touros da Espanha, inaugurada em 1785. Jantamos em uma rua estreita apilhada de bares de tapas e de turistas oriundos de várias partes do mundo. Comemos uma pizza espanhola, que foi o único prato que não gostamos em toda nossa viagem. Nosso final do dia ocorreu diante do que mais impressiona em Ronda: a beleza da paisagem envolvente de sua planície, observada a partir de um de seus miradouros…