37º dia – Assis Brasil – Extrema

Pessoal, finalmente chegamos ao Brasil, em cima da hora, com a Imigração praticamente fechada (incrível, mas numa fronteira entre dois países tem horário para entrar e para sair: se o cidadão chega depois das 7 da noite não pode ir para o outro país. Se chega na parte da manhã, antes das 7, também não pode). Ao ver nossa chegada, uma cambista Peruana veio correndo e nos disse, “patrício, rápido que a imigração está fechando”. Não contei conversa, peguei os documentos e ao chegarmos na tal imigração só tinha uma Chica, mal humorada, talvez por termos forçado ela ficar mais uns 5 minutos no expediente ( o tempo que durou carimbar, rotular, selar). Fomos dormir no Hotel de sempre (acho que é o único da cidade).

No outro dia saímos bem tarde, depois das 9 da manhã, só percebemos que tínhamos chegado ao Brasil quando vimos as primeiras crateras na BR 317 (Interoceânica Brasileira).

O que é Estrada, segundo o Código de Trânsito do Brasil (CTB):

(O Código de Trânsito do Brasil (CTB) define estrada como uma “via rural não pavimentada”, ao contrário de uma rodovia, que seria pavimentada. Por outro lado, a estrada distingue-se de um simples caminho pois é concebida para a circulação de veículos de transporte.

O que é Rodovia, segundo o Código de Trânsito do Brasil (CTB):

(Uma rodovia é qualquer via rural asfaltada. De acordo com definições no Anexo I do Código de Trânsito do Brasil, são vias rurais de rodagem pavimentadas, o que corresponde a uma via de transporte interurbano de alta velocidade, que podem ou não proibir o seu uso por parte de pedestres e ciclistas, sendo de fácil identificação por sua denominação.)

Meus amigos, o pior Órgão Público do Brasil, o famigerado DNIT, transformou a Rodovia Interoceânica Brasileira, a BR 317 numa estrada. Vou mandar algumas fotos para vocês comprovarem. Isso não é só de agora, pois a 4 anos passamos por essa BR 317 e é a mesma coisa, ou seja, criminosa por parte deste Órgão corrupto, safado, parece que só tem bandido lá dentro. Essa indignação não cai para os servidores de baixo escalão do inescrupuloso órgão, pois os mesmos não tem autonomia para nada – mas deveriam denunciar os grandões, os ladrões que imperam lá dentro há muitos anos. Essa vergonha nacional provoca humilhação em nós brasileiros que viajamos pelas Rodovias Sul Americanas. Viajamos o Uruguai todo, não encontramos uma única rodovia com defeito, viajamos a Argentina toda, de Norte a Sul, de Leste a Oeste e só encontramos Rodovias perfeitas, viajamos o Chile de Norte a Sul, de Leste a Oeste, só em Rodovias perfeitas, exceto um pedaço de 100 km de Rípio (espécie de cascalho), mas que está sendo pavimentado (vi, fotografei, filmei – a pavimentação é feita com 30 centímetros de concreto, depois vem o asfalto, ou um piso de concreto nas regiões de muita neve).

O criminoso do DNIT faz uma terraplanagem com terra, que é compactada com uns tratores cheio de dentes, mas tudo fica fofo por baixo, pois a dureza da terra batida é só de poucos centímetros. Daí eles jogam o asfalto por cima e está pronto (R$1.000.000,00 de reais por quilômetro, um roubo em relação à qualidade da obra)

Depois de um ano vem a mina de Ouro, que é os tapa buracos (vi o infeliz DNIT tapando buraco nas BR´s do Norte do Brasil jogando Piche com regador, desses de jardim, depois vem um sujeito com um carrinho de mão e joga um asfalto que parece a cara do diretor do DNIT, do Engenheiro do DNIT, do Ministro do Planejamento, dos safados dos Políticos de Rondônia e Acre, enfim, de toda essa corja que só explora o Brasil, como nos velhos tempos do Império.

Por não ter conseguido uma média boa na estrada BR-317, tivemos que dormir numa cidade de Rondônia chamada Extrema. Vamos chegar a Porto Velho só amanhã.

Até amanhã.

{gallery}1213/ushuaia/38{/gallery}

Saída de Assis Brasil-AC para Extrema-RO – 09h15min – 550 km – Duração do trecho 8 horas