Viagem de moto pelo Sul do Brasil

De Curitiba a Vacaria

Terça-feira – Hoje foi dia de levantar cedo (mais ainda porque já estava acordado desde as 4h…) pra encontrar o Breno no posto Cupim 2 na BR-376 km 621 às 8h e iniciar o projeto dele da viagem “Brasil Alternativo”.

Após abraços motociclísticos, comentei que um amigo havia informado que a Serra do Rio do Rastro estava fechada durante a semana para obras de conservação. Confirmada a informação pela responsável pela área de Comunicação do Estado, alteramos o destino para Canela e tocamos.

{loadmoduleid 854}

Tínhamos a alternativa de descer pela BR-101 via litoral ou voltar um pouco e pegar a BR-116, por onde eu já tinha passado há uns 12 anos voltando de um encontro da Harley-Davidson no Paraguai.

É pista simples com muito caminhão e ultrapassagens chatas, mas que pra moto simplificava mais do que de carro e a paisagem era mais de serra e agradável. E assim decidimos.

Engraçado que não conhecendo a “tocada” dele, comecei tranquilo a uns 90/100 km/h e observava que ele ficava pra trás. Diminuí e ele continuava longe… Trocamos e ele puxou na frente numa tocada mais forte. Depois, numa parada, explicou que a 80/90 km/h a 6a marcha não rendia e que o ideal seria 100 km/h! Demos risadas e, agora, já sabendo disso, foi mais fácil.

Paramos num posto em Papanduva (foto). Tem uma cidade em São Paulo chamada Catanduva. Fiquei pensando qual viria antes, geográfica ou gastronomicamente… rsrs.

O tempo estava agradável, mas logo veio uma neblina úmida e começou a esfriar muito. Colocamos roupa de chuva, aquela de motoboy entregador de pizza, mas é a melhor.

Esfriava cada vez mais e o combustível estava num limite preocupante, já que o próximo posto de bandeira estava distante 80 km. Combinamos seguir numa tocada mais leve pra economizar e chegar aonde desse… Fui na frente e no máximo a 80km/h, mas chegamos ainda com reserva.

O frio estava muito forte e, para o Breno, quase insuportável. Suas mãos tremiam. Decidimos pernoitar aqui mesmo em Vacaria, RS.

O San Bernardo Park Hotel é agradável e próximo a um restaurante, onde jantamos um bom filé com fritas e farofa.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *