História da motocicleta

Os pilotos de aventura originais

No Dia de Ação de Graças, enquanto a maioria das famílias americanas estava assistindo futebol, a família Weber estava sentada na sala, conversando sobre motos. Depois começamos a olhar antigas fotos do meu pai. Achei tão espetaculares que precisei compartilhar algumas com vocês …

Meu pai e alguns amigos foram pilotos de aventura na década de 1950. Passeios aos domingo eram a coisa para esses caras, e um passeio ocasional para a Cidade do México ou em algum outro lugar mais longe era pura diversão.

Primeiro, vamos apresentar os personagens. Na foto abaixo está o grupo, abastecendo as motos em algum lugar perto de Fort Collings, Colorado.

Passeio de domingo – 1950

Da esquerda para a direita:
Jerry Francisco, Harley 74 de 1950
Mike Sadusky, Harley 74 de 1950
Warren Weber (meu pai), Harley 74 de 1950
Wendell Rea, Harley 45 CI de 1942. Observe a frente knobby!

Eu acho que a Harley 74 de 1950 era “a melhor”, assim como a GS é (supostamente) nos dias de hoje. Parece bastante popular de qualquer forma …

Aqui estão novamente os “suspeitos de costume” tendo uma pausa, em um agradável passeio de domingo.

Passeio de domingo – Grant, Colorado

Um passeio de domingo levou-os ao topo do Monte Evans, com 4.348 metros de altitude. Isto antes que a estrada fosse pavimentada até o topo. Este trecho, no entanto, era pavimentado, se não fosse pela neve. Estive recentemente em uma situação semelhante com minha Rally Twin em Pearl Pass. Eu pensei que era sensível o suficiente, mas eu não tinha uma embreagem! Caramba!

Mount Evans Road

Um outro passeio de domingo em 1952, quando eles se aventuraram pela Arapahoe Pass – é perto de Eldora, Colorado e agora é tudo deserto. Estúpidas e nojentas aberrações ambientais, mas eu discordo … (suspiro)

O grupo começou o passeio da casa de meu pai, em Wheat Ridge, que é a dois passos de Golden, Colorado. Eles geralmente iniciavam os passeios por volta das 8 horas da manhã. Se você não chegasse a tempo, eles deixavam você para trás. Dirigiram-se para Boulder, Colorado e seguiram pela boa, sinuosa e cênica Boulder Canyon para Nederland. De lá, eles se dirigiram até a cidade de Eldora e Arapahoe Pass.

Na lama

Agora, algumas coisas nunca mudam. Há sempre uma pessoa do grupo que insiste que sabe para onde ir, ou que “não é tão ruim”. Neste caso, o grupo acabou se aventurando por este caminho abaixo:

Mais lama

Descobriu-se que era o caminho errado (DUH!). Os caras da Harley deixaram os pilotos de moto inglesa serem “cobaias” nesta parte do passeio. Deve ter sido um daqueles passeios com um sabe-tudo cabeça quente britânico que sugeriu em primeiro lugar …

Força das pernas
Devagar com a BSA -1952

Depois de alguns retrocessos e operações de ajuda, eles finalmente encontraram o caminho certo e chegaram ao topo, a 3.629 metros de altitude. Belo dia!

Minha 74CI 1952 no topo da Arapahoe pass
Arapahoe Pass, 1953

Eu também acho que esses caras poderiam ter inventado o “Sem medo” logo. Eu tenho medo quando se associa uma 750 rabo duro com a passagem por uma trilha. Esses caras realmente merecem algum respeito por serem capazes de fazer isso. Ou eles merecem ser levados em camisas de força, eu não tenho certeza.

Fazendo trilha
Molhando os pés com a 74CI 1952

Não que eles não praguejassem uma ou duas vezes. OK, talvez eles limparam cerca de 100 vezes, mas eles conseguiram atravessar. Agora era hora de fazer uma pausa e secar as botas.

Tirando a água das botas, depois de atravessar o córrego

Aqui, está um retrato de meu pai em 1951, pouco antes do início de um passeio agradável. Observe o estilo fresco e elegante. Capacete? Eu não preciso de nenhum capacete fedorento! Claro, estes eram dias de pré-lesão na cabeça …

Meu pai com a 74CI de 1950

Esses caras também se divertiam muito apenas brincando ao redor. Imagine levantar no ar uma Harley 750 rabo duro um par de pés (ou mais)! Isso faz com que você, saltador de GS, pareça um banana, com sua suspensão traseira de fantasia e tudo!

Meu pai com a 74 CI de 1950
Mike em 1952 com a Modelo K de 1945
Meu pai descendo com a 74 CI de 1950
Harley 1952
Harley 1950

Mas o mais insano membro (leia-se, talento) do grupo na área de pilotar uma Harley 74 através do ar foi um sujeito chamado Kenny Erie. Se Kenny estivesse vivo hoje e cerca de 50 anos mais jovem, eu tenho certeza que ele seria um dos principais nomes do estilo livre!

Kenny
Kenny no ar

Esses caras não se intimidavam em andar com um pouco de neve também. Aqui é Mike Sadusky em sua Harley 50. Cara, eu realmente invejo as pernas desse cara. Aposto que ele poderia ficar em cima de uma 950 Adventure S com os joelhos dobrados. Eu, por outro lado, não posso tocar os dois pés no solo ao mesmo tempo. Mike costumava esticar as pernas sobre o guidão para se alongar durante essas viagens longas (sem brincadeira!). Quem precisa de comandos avançados?

Mike com a 74s de 1950

Você acha que esses caras sabiam quando parar? Aparentemente não …

Passeio de inverno

Ainda bem que o Mike tinha pernas longas …

Mike em sua KH 45CI de 1952

Esta foi estacionada pelo meu pai no Monte Thorodin. Quer estacionar, mas você está com preguiça de baixar o descanso lateral? Apenas entre em um banco de neve e deixe-a como meu pai fez.

Minha 74CI 1952, em junho de 1953 – sem tração

Mike e Kenny estão em processo de “estacionamento”.

Minha KH 55CI 1954 indo para lugar nenhum
Kenny

Nunca faltava tempo para esses caras. Mais uma vez, as extras pernas longas de Mike salvaram o dia. Bem, quase.

Modelo K 1952. Mike perdeu

E mais uma vez

Mike com a CI 1950 em 1952

Você não é realmente um piloto, a menos que você saiba deslizar …

Meu pai com a 74 CI 1952
Kenny com a 74 CI 1952

E eles gostavam de arrancar um pouco de terra para deixar rastros!

Corrida em pista de terra em 1952
Dia de corrida

E eu ainda tenho que tentar este:

Truque estúpido

Então, suponho que você sempre agradeça no dia de Ação de Graças. Eu sou grato por meu pai ser um maluco na década de 1950, que tenha comprado para meu irmão Wayne e eu uma Z-50 na década de 70, e andar sempre que posso com meus amigos e familiares!

Feliz dia de Ação de Graças!
Wes Weber


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta para “Os pilotos de aventura originais”

  1. Avatar de Cesar Augusto
    Cesar Augusto

    Grandes e belas lembranças…. emociona até quem nunca teve uma Haley como eu…Bela história.

Para adquirir os livros abaixo, acesse o site do autor: romuloprovetti.com

Livro A caminho do céu - uma viagem de moto pelo Altiplano Andino
A caminho do Atacama
Livro sobre viagem de moto pelo Himalaia
Livro sobre viagem de moto até Ushuaia
Um brasileiro e uma moto no Himalaia indiano