Viagem de moto pela Europa

Salamanca, Espanha

Viagem de moto pela Europa

Para este dia o Renato da Tupiniquim Expedições tinha criado um roteiro maravilhoso. Partimos em dois grupos, sendo o nosso guiado pelo “GPS Alemão”*. Rodamos por diversas rotatórias e tivemos que parar num posto para conseguir o caminho correto, para chegar até El Escorial.

Situado na parte ocidental da Serra de Guadarrama, a 1.055 metros de altitude sobre o nível do mar, a vila de San Lorenzo de El Escorial dista de Madrid apenas 49 quilômetros. Foi declarado PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, durante o império no governo de Felipe II foram tomadas ali as decisões políticas mais importantes do mundo. Naquele local foi construído o Panteão dos Reis, e descansam os restos mortais de Carlos I e Isabel de Portugal e seus familiares e sucessores. Trata-se de um local belíssimo, assim como as estradas que ali dão acesso.

Seguimos em direção a Ávila e passamos por serras com muitas e deliciosas curvas.

ÁVILA é uma cidade totalmente cercada por muralhas e apresenta-se fortemente marcada pela história, sobretudo dos séculos XII e XV. A muralha, com 2,5 quilometros de extensão, possui várias portas e 88 torres redondas, dispostas de 20 em 20 metros. As portas de Alcazar e de São Vicente localizam-se na parte mais antiga. A face norte apresenta reminiscências mouriscas. A muralha foi considerada Patrimônio da Humanidade em 1985 pela Unesco.

Ali novamente os dois grupos se encontravam e resolvemos almoçar. Paramos para pedir informação a respeito de restaurantes numa loja de souvenirs e fomos atendidos pelo Claudio, mineiro de Belo Horizonte que há alguns anos tinha vindo estudar em Ávila, acabou conhecendo a sua atual esposa e não retornou mais ao Brasil.

Viagem de moto pela Europa - Portugal e Espanha

Salamanca é uma cidade situada na província do mesmo nome, na região de Castilla León, no centro da Península Ibérica. É uma cidade conhecida pela sua cultura, pela sua gastronomia e pelos seus aromas castelhanos. A sua Universidade é das mais antigas de Espanha e a cidade atualmente vive do turismo cultural, bem como da sua universidade, que atrai centenas de estudantes de outras paragens. Salamanca é uma cidade que respira história um pouco por todas as suas esquinas, tendo a sua Catedral, a sua Plaza Mayor, de estilo barroco, e a sua Universidade Pontifícia os seus três mais importantes emblemas. Nosso hotel ficava na Plaza Mayor, que é considerada por muitos a mais bonita de toda a Espanha, é o centro das atividades da cidade.

Outra atração de Salamanca é o complexo de catedrais. Enquanto muitas cidades demolem as antigas catedrais para a construção de novas, as duas catedrais de Salamanca – a antiga e a nova – continuam intactas. A Catedral Nueva, que começou a ser construída em 1512, demorou mais de 200 anos para ficar pronta. Graças a esses dois séculos de construção, a catedral é um belo exemplo da evolução da arquitetura espanhola. A Catedral Vieja está ao lado na nova e possui o órgão mais antigo da Europa. À noite, ficamos pelos arredores da Plaza Mayor e comemos uma Parrillada (Palavra usada em português e também no espanhol dos países latinos para designar carne assada na brasa/churrasco).

*GPS alemão: GPS instalado na moto do Wulf (alemão parceiro de viagem), que durante boa parte da viagem, indicava mais de um caminho a ser seguido, muitas vezes fazendo com que retornássemos a locais passados anteriormente.

{gallery}1111/expedicao/09{/gallery}


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *