Dia 122. 26 Agosto 2013. S. Pedro De Atacama
Silvan e Cláudia me convidaram para o café da manhã no Camper. Estava muito bom.
Batemos longo papo sobre o roteiro da viagem deles. Eles reafirmaram que, a partir de 2015, iniciarão uma viagem de 3 anos pelas Américas com um Camper.
Nos despedimos. Me agasalhei o máximo possível para atravessar as alturas dos Andes e segui para a Aduana/Imigracao de saída do Chile, que fica aqui em San Pedro de Atacama. Os oficiais informaram que o Paso De Jama, que é saída para Salta na Argentina, estava fechado devido a Nevasca e sem previsão de abertura. So quando a estrada for liberada a Aduana volta a funcionar.
Para se ter idéia da quantidade de neve que deve estar acumulada no alto desta passagem dos Andes, fazia até sábado passado 30 anos que não nevava aqui em baixo, em San Pedro de Atacama.
Em frente à Aduana conversei com outros motociclistas brasileiros que também estão presos por aqui. Dentre eles fiz amizade com dois jovens de Petrópolis, aceitei a indicação deles e vim para o mesmo hotel que eles estão. Ambos se chamam Alexandre e como ficaram sabendo antes do fechamento da saída, aproveitaram e fizeram um passeio com suas motos pelas estradas da Bolívia. Corajosos!
www.youtube.com/watch?v=XjxS2JSknZY
www.youtube.com/watch?v=FwWTetC6D5Q
www.youtube.com/watch?v=fNAzKx3pgT8
Eu os acompanhei por um passeio turístico , com um grupo, pelo Vale da Lua e Vale da Morte e no final, o grupo foi levado a um mirante para contemplar o pôr do sol, que foi fantastico.
Bem, vou ficando em San Pedro até não sei quando.
Redator. Ruy Barbosa
Deixe um comentário