122° dia -26/08/13 – 2a. feira – Antofagasta/ San Pedro de Atacama (Chile) 350 Km.
Hoje foi um dia complicado. Tinha que decidir se saía de Antofagasta e ia por Santiago ou ia direto para Buenos Aires aonde vou me encontrar com a Circe e passar uns dias por conta de bodas de prata. Como a recarga do cartão tinha dado certo, felizmente, faltava sacar dinheiro. Parece simples mas quando se está sozinho, qualquer deslize pode se transformar num problemão. Fui no banco Santander mais próximo e coloquei o cartão na máquina. Era dessas que engolem primeiro o cartão para depois devolver no final da operação, ou seja, o que parece simples se torna um estresse daqueles… Bom, “operação completada com sucesso” não sem antes dar um susto porque tinha uma opção para estrangeiros que não tinha visto. Mas quando a maquina começou a fazer aquele ruido de contando o dinheiro foi como uma música para meus ouvidos!…
Voltei ao hotel para buscar mais informações via internet quando a senhora da recepção me avisou que o Paso Jama estava fechado por conta de uma avalanche ou coisa parecida. Apelei para um amigo bem informado que buscou no site ruta0 informações. O site confirmou que estaria liberado. Deixei o hotel e rumei para Argentina via Paso de Jama. Paisagem linda (foto1), começa subir lentamente e um frio que não entra por lugar nenhum na roupa (estava bem protegido) vai simplesmente esfriando tudo. Cheguei em San Pedro do Atacama, que já tinha ouvido falar, mas não estava nos planos. Achei super charmosa, mas passei direto. Uns 500m depois fica a fronteira com a Argentina e passei no guichê da migração para fazer a saída do Chile. Foi quando a funcionária falou que o Paso estava fechado, sem previsão. Os carabineiros lá falaram em 7/8 dias… Pensei até em voltar tudo e dormir próximo a Antofagasta, mas decidi ficar em San Pedro. Por indicação do Carlos do armazém (foto 7 com adesivos PHD e Aguias) perto, fechei uma pousadinha bem razoável e fui curtir a cidade (foto3). Aqui tem hotéis maravilhosos (foto2), lojinhas transados e restaurantes idem. Encontrei dois casais brasileiros e o Marcio e Ana (foto4) super simpáticos são do interior de SP. (foto)
Jantei perto do hotel com direito a um fogo para aquecer (foto5) e fui dormir debaixo de 3 edredons, segunda pele completa, meias e ainda assim, quando um braço ficava pra fora, congelava…
Deixe um comentário