Pamplona – Fiscal

Sai de Pamplona e ao invés de tomar o rumo de Jaca optei por ir a Roncal. Embora fosse me tomar mais uns 80 km, foi uma recomendação de Jorge “Mi Coronel” de Arraial do Cabo, afinal o cara nasceu em Pamplona e conhece toda essa área. Bem verdade que quando ele liderou o comboio para Ushuaia (em 2007) erramos o caminho várias vezes. Em uma delas erramos de país, entramos no Chile achando que era Argentina! Isto me levou a entender porque os espanhóis descobriram tantas terras – eles erravam o caminho!

Mas dessa vez “Mi Coronel” acertou em cheio, fui parar numa cidade da idade média. Mesmo as casas que pareciam não ser de pedra, deixavam uma parte da parede sem o reboco para mostrar a estrutura de pedras. Muitas com roseiras subindo pelas paredes. Não existem ruas, mas sim corredores entres as casas, em algumas nem de motocicleta dá para passar.

{loadmodule mod_custom,Anúncios Google Artigos}

Fiquei quase duas horas por lá antes de colocar Jaca no meu horizonte. Como o Tomtom não é confiável, perguntei no posto de gasolina se estava no caminho certo e o frentista, espantado, falou que não, eu deveria voltar 30 ou 40 km e pegar a Autobia. Bom, foi uma dificuldade explicar que eu preferia ir por outra estrada que não a Autobia. Com cara de quem me achava louco, ele falou para eu continuar então por onde ia afinal era a única alternativa, “La carretera Del pântano”. Ou eu estava cego ou não havia pântano nenhum, apenas o rio Asca correndo ao lado de uma estradinha bem simpática. Parece que o Tomtom acertou dessa vez. Melhor não elogiar.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *