Grande dia viajando pela Provence. Partimos cedo e logo chegávamos a Saint-Paul-de-Vence, uma comuna francesa na Provença-Alpes. Esse vilarejo medieval fica a 180 metros de altitude, apresentando ruas com fontes e casas de pedra centenárias, e muitas lojas de arte pelo caminho da rua principal.

Respira cultura com diversas obras espalhadas em sua localidade e começou a ser frequentado por ninguém menos do que a nata artística e intelectual europeia no início do século XX. Nomes como Picasso, Colette, Signac, Miró, Soutine e tantos outros costumavam se hospedar no local.

{loadmoduleid 854}

Seguimos para Les Salles-sur-Verdon, pequena aldeia no Var, localizada no coração do Parque Natural Regional Verdon, às portas da famosa Gorges du Verdon. Anteriormente foi uma bela vila nos Alpes-de-hautes-provence e em 1973 ela ficou submersa na construção da barragem da EDF (Électricité de France – maior produtora e distribuidora de energia do país). Seu desaparecimento deu origem ao lago Sainte Croix du Verdon e alguns anos depois a Aldeia foi reconstruída.

A Ana Paula tinha programado um almoço no Restaurante “La Plancha”, localizado à beira do Lago, especializado em carnes, grelhadas na lenha. Um almoço simplesmente espetacular.

Após o almoço, seguimos para o Gorges du Verdon ali pertinho.

Quando organizamos as nossas viagens, sempre buscamos roteiros onde tenham montanhas e muitas curvas. Em 2007, Los Caracoles no Chile, em 2011, a Costa Amalfitana na Itália, em 2012 a Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco, em 2013 vários Passos nos Alpes e o Passo dello Stelvio na Itália, em 2014 a Rodovia Interoceanica cortando o Peru pela Cordilheira dos Andes, em 2015 a Serra de Lema na Venezuela, em 2017 me encantei pela Garganta de Dades no Marrocos, em 2018 o Cânion Piva em Montenegro, 2019 rodamos pelos Pirineus. Assim, em 2022, não poderiam faltar curvas. Além do trecho pelos Alpes Marítimos e pelos Pirineus, a grande revelação para o grupo foi Gorges (Gargantas) do Verdon. Trata-se do maior cânion da Europa, com rio e lago de água bem verde, um desfiladeiro fluvial com cerca de 25 km de extensão e até 700 metros de profundidade no meio das montanhas. Simplesmente espetacular.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *