Viagem de moto pelo Leste Europeu

Croácia e o Leste Europeu

Após uma década de guerras, motivadas por conflitos étnicos e separatistas, a Iugoslávia foi desmembrada. Com a independência da Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia-Herzegovina, apenas as repúblicas da Sérvia e Montenegro permaneceram sob o controle da Federação.

Em fevereiro de 2003, o parlamento iugoslavo aprovou a criação de um novo estado – Sérvia e Montenegro – que substituiu a República Federal da Iugoslávia. Belgrado permaneceu como capital, mas as duas repúblicas passaram a ter sua própria moeda e parlamentos independentes. Em junho de 2006, Montenegro tornou-se um país independente, reconhecido pela ONU.

Em 2013, quando fizemos o passeio anual do MC Eu, Gata e Cão Fiel pela Alemanha e Alpes, conversando com o proprietário de um restaurante, ele falou sobre as belezas existentes na Croácia. Nos preparamos para visita-la no ano de 2016, porém a desvalorização de nossa moeda fez com que desistíssemos desse intento.

Junto com o Wulf, alemão que sempre viajava conosco, deixamos salvo o roteiro para viagem futura, incluindo a Eslovênia, a Bósnia-Herzegovina e Montenegro. Ano passado, vislumbramos novamente condições para realizar o passeio e, com nosso amigo Imbiriba, demos uma revisada no roteiro, substituindo parte do litoral por cidades históricas como Zagreb e Sarajevo.

Viagem de moto

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *