No dia 21 de março, às 5h30, amanhecia e eu já estava de pé. Minha mãe, linda e maravilhosa aos seus 77 anos, me abençoou para o início da viagem. Parti às 6 horas da manhã e às 9h30 já estava na cidade de Augusto de Lima.
Não gosto de “Esgoelar a moto”. Minha velocidade média na estrada gira entre 60 e 85 km por hora.
O primeiro lugar que queria conhecer durante a viagem era o Parque Estadual da Serra do Cabral, que fica entre as cidades de Buenópolis (MG) e Joaquim Felício (MG), na Região Centro-Norte do Estado de Minas Gerais, na serra de mesmo nome que faz parte da Cordilheira do Espinhaço. Para conhecer o local, fiz um roteiro passando pelas cidades de Buenópolis, Águas de Santa Barbara, Joaquim Felício, Curimataí e Povoado Do Barro.
A Serra tem altitudes que variam entre 900 e 1300 metros e é um divisor de águas entre os rios das Velhas e Jequitaí, ambos afluentes da margem direita do Rio São Francisco.
O parque ainda não está funcionando, mas a região é linda. Fiquei três dias e duas noites por lá para conhecer muitos lugares com as veredas descritas por Guimarães Rosa. Vale a pena montar um roteiro para conhecer a região.
Fiz a comida na entrada do parque e em um posto de gasolina. Dormi na primeira noite na barraca e na seguinte numa rede estendida entre caminhões. Agradeço aos Caminhoneiros Giovanni e Fernando e outro da Transpes, que me ajudaram no período.
Deixe um comentário